Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corrida na tela grande: quando a F1 foi parar no cinema

Brad Pitt estará em Silverstone para fazer cenas do filme que terá a F1 como pano de fundo. Mas a categoria já esteve antes na tela grande

6 jul 2023 - 19h26
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiras imagens da APXGP, equipe fictícia que fará parte do filme da F1
Primeiras imagens da APXGP, equipe fictícia que fará parte do filme da F1
Foto: F1 / Divulgação

Uma das grandes notícias do final de semana do GP de Grã-Bretanha é o início das filmagens do filme com as bençãos oficiais da F1 produzido pela Apple e com participação de Brad Pitt. Muita gente ficou ansiosa para ver o que apareceria e o esforço é grande para tentar fazer uma situação crível, embora a premissa do roteiro seja muito semelhante ao do “Alta Velocidade”, de Sylvester Stallone (o pior melhor filme sobre automobilismo, mas é papo para outro artigo...)

Este não será o primeiro filme sobre automobilismo e sobre a F1 especificamente no cinema. Afinal, o esporte tem doses imensas de drama e gera boas histórias. Mas contar isso tem muitas complicações técnicas...

Enquanto o filme vai sendo feito, vamos lembrar algumas oportunidades em que a F1 apareceu na grande tela...

“Um momento, uma vida” (1977)

Originalmente, o filme tem o título de Bobby Deerfield, nome do personagem principal da história, defendido por Al Pacino. Filmado durante a temporada 1976, a história conta a história de um piloto, Bobby Deerfield (que foi “representado” por José Carlos Pace), que era frio e egoísta, somente interessado em vencer. Ao visitar no hospital um piloto que havia sobrevivido a um acidente, ele conhece uma mulher que luta pela vida.

O filme não é lá destas coisas, decepcionando tanto os fãs de corridas como os de cinema, pois tanto o roteiro como a direção deixaram muito a desejar, sem contar as atuações...

“Os Campeões” (1983)

Tem representante brasileiro na história! O filme de Carlos Coimbra saiu em 1983, mas conta com imagens do GP do Brasil de F1 de 1980, com imagens colhidas diretas na pista. Além disso, conta com uma sequência aleatória de uma festa com pilotos e dirigentes na boate Hippopotamus no Rio de Janeiro. Várias imagens de corridas de Divisão 3 e Super Vê feitas em vários circuitos nacionais fizeram parte do filme.

“Rush – No limite da Emoção” (2013)

Quando houve o anúncio de que a história da temporada 1976 entre James Hunt e Niki Lauda, muita expectativa foi criada. O diretor Ron Howard (Apollo 13, Uma Mente Brilhante, Anjos e Demônios, entre outros) procurou fazer um filme fiel aos fatos e dar o gosto aos fãs de corridas. Tendo como base o livro “Corrida para a Glória”, de Tom Rubython, o roteiro disseca a trajetória de Hunt e Lauda desde a base e o crescimento dos dois, levando à disputa do título. Foi um trabalho que conseguiu atender a todos, chamando a atenção o trabalho de Daniel Bruhl, que fez um Lauda extremamente fiel.

Também tivemos outras situações, como o documentário “Senna” e o italiano “Febre de Velocidade”, que encadeia entrevistas de pilotos e várias imagens fortes de acidentes. Aguardar o que a Apple trata para nós.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade