PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Inglaterra da F1 2022

Depois de um sonolento e chuvoso TL1, Carlos Sainz fechou a sexta-feira de treinos livres da F1 em Silverstone na liderança, com Lewis Hamilton em segundo. Olho na Mercedes?

1 jul 2022 - 17h39
Ver comentários
Publicidade
Voa, Carlos Sainz! Espanhol foi o mais rápido do TL2
Voa, Carlos Sainz! Espanhol foi o mais rápido do TL2
Foto: AFP / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022: SAINZ LIDERA NA INGLATERRA. HAMILTON É 2º. MERCEDES VOLTOU? | Briefing

A Fórmula 1 chegou a sempre interessante e histórica Silverstone para sua 10ª etapa do calendário de 2022. Os dois primeiros treinos livres da categoria para o GP da Inglaterra, nesta sexta-feira (01), já foram para a conta: e tiveram cenários completamente diferentes.

Na primeira sessão do dia, virtualmente nada aconteceu. A tradicional indefinição climática inglesa deu as caras e fez as equipes adotarem cautela: afinal, trechos da pista estavam secos e, outros, muito molhados. Impossível sair de slicks, seco demais para bancar os intermediários no miolo do traçado. Assim, o que se viu foi pouquíssima ação de pista - metade dos pilotos sequer cravou tempo e Valtteri Bottas liderou sessão.

Já no TL2, a coisa mudou de figura. Sem chuva e com sol entre nuvens, equipes e pilotos povoaram o lendário circuito para recuperar o tempo perdido. Carlos Sainz liderou, com Lewis Hamilton em segundo - olho na Mercedes -, e Lando Norris em terceiro. Max Verstappen, Charles Leclerc, Fernando Alonso, Sergio Pérez, George Russell, Daniel Ricciardo e Lance Stroll completaram o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Inglaterra. No sábado, o TL3 abre o dia às 8h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 11h.

Carlos Sainz terminou a sexta-feira em vantagem na pista de Silverstone (Foto: Ferrari)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos no primeiro dia do GP da Inglaterra:

Carlos Sainz, primeiro: Sainz vê sexta-feira "desafiadora" em Silverstone e garante ter "margem para mais"

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton celebra "dia bom" da Mercedes em Silverstone, mas reclama de quiques

Lando Norris, terceiro: Norris lamenta vento forte em Silverstone e vê McLaren "melhor que esperava"

Max Verstappen, quarto: Verstappen pede atenção da Red Bull com desgaste de pneus na Inglaterra: "Complicado"

Charles Leclerc, quinto: Leclerc elogia "bom desempenho" da Ferrari e mostra confiança para GP da Inglaterra

Fernando Alonso, sexto: Alonso lamenta tempo perdido no TL1, mas se diz "feliz" com Alpine em Silverstone

Sergio Pérez, sétimo: Pérez vê Red Bull "quilômetros" distante em Silverstone e culpa problema aerodinâmico

George Russell, oitavo: Russell aprova ritmo de corrida da Mercedes em Silverstone, mas vê "espaço para melhora"

Daniel Ricciardo, nono: Norris lamenta vento forte em Silverstone e vê McLaren "melhor que esperava"

Lance Stroll, décimo: "Acho que completamos uma sequência sólida hoje, apesar do clima. Tive uma boa sensação do carro e minha primeira experiência com as atualizações foi positiva. Acho que há algumas pequenas melhorias a serem feitas à medida que otimizamos as coisas, mas continuaremos trabalhando esta noite e amanhã de manhã para estarmos prontos para a classificação."

Valtteri Bottas, 11º: "Não foi um dia ruim: a primeira sessão não foi tão útil, com metade da pista seca e a outra metade molhada, mas conseguimos fazer muitas voltas no TL2, assim como os outros, e tentar algumas sequências de tanque cheio. É claro que o pelotão intermediário está muito apertado mais uma vez; alguns décimos mais ou menos podem significar uma mudança de muitos lugares. Precisamos fazer uma boa melhoria esta noite, mas acho que podemos esperar com ansiedade pela classificação. Ainda há um pouco a fazer para equilibrar o carro, especialmente nas curvas de alta velocidade, mas estou confiante de que podemos dar um passo à frente."

Valtteri Bottas liderou o TL1 em Silverstone (Foto: Alfa Romeo)

Sebastian Vettel, 12º: Vettel lamenta treino limitado em Silverstone e espera "recuperar atraso" para classificação

Esteban Ocon, 13º: "Ainda temos trabalho a fazer. Não conseguimos encaixar sequências longas na pista. Não foram as sessões perfeitas, mas ainda temos tempo. Não sabemos como serão as condições no sábado, então com certeza será interessante. (Melhorias) estão indo na direção certa, mas ainda está cedo para descobrir exatamente como estamos."

Alexander Albon, 14º: "Tivemos um dia limitado com o TL1 molhado, então não conseguimos correr tanto quanto gostaríamos com o novo pacote aerodinâmico. Quanto ao TL2, precisamos de tempo de pista e, apesar de não termos praticamente nenhum, temos um carro que podemos pilotar - que é um passo à frente do carro anterior, por isso é positivo. Temos alguns ajustes e mudanças a fazer, mas temos uma boa base para que possamos começar a partir daí e ver como vamos amanhã."

Guanyu Zhou, 15º: "Foi uma sexta-feira bastante tranquila no geral. Não pudemos aprender muito durante o TL1 devido ao clima: pilotar foi bastante complicado e foi difícil encontrar o equilíbrio certo, então o TL2 foi a primeira sessão limpa do dia. Posso me considerar feliz, o pelotão está super apertado novamente, como esperávamos, e o carro parece estar funcionando muito melhor, com apenas algumas coisas que precisamos ajustar para amanhã. Ter o pacote completo de atualizações para todo o fim de semana é sempre bom, especialmente para novatos como eu, então estou ansioso para entrar em mais ação amanhã e melhorar ainda mais antes da classificação."

Yuki Tsunoda, 16º: "Gostei de pilotar o carro novo aqui pela primeira vez hoje, é sempre um circuito desafiador com curvas de alta velocidade, mas com o carro novo foi realmente emocionante. No geral, foi um dia um pouco incomum em comparação com a maioria das semanas de corrida, já que quase não corremos no TL1 com chuva. Sinto que tivemos apenas uma sessão, então é um pouco estranho, mas ainda conseguimos completar toda a sequência que precisávamos esta tarde. No momento, estamos lutando muito com o carro e estamos muito longe de outras equipes. Sempre esperávamos que fosse mais difícil neste fim de semana, mas precisaremos dar um grande passo para sermos competitivos na qualificação. Parece que as condições serão complicadas amanhã, então precisamos analisar todos os dados hoje à noite e ser capazes de nos adaptar a qualquer que seja o clima britânico."

Yuki Tsunoda e a AlphaTauri: problemas em Silverstone (Foto: AlphaTauri)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Kevin Magnussen, 17º: "É sempre difícil analisar a competitividade e as posições após essas sessões de treinos. O TL2 foi basicamente o nosso TL1 porque o TL1 real estava molhado, e demos apenas uma volta de instalação. Ainda estou otimista, (pelotão) está muito apertado, então não será preciso uma grande melhoria para subir muitos lugares na ordem. Estou muito otimista e ansioso para amanhã - vamos ver o que o clima faz."

Pierre Gasly, 18º: "Nós danificamos algumas partes do carro bem cedo hoje, o que tornou as coisas ainda mais difíceis para nós, mas em geral estamos com falta de ritmo. Estamos com dificuldades em curvas de alta velocidade e, infelizmente, esta é uma pista que tem muitas delas. Com base nessas características da pista, este fim de semana sempre seria difícil, mas vamos trabalhar duro esta noite e ver o que podemos fazer para melhorar. Precisamos estar no topo do nosso jogo e tentar dar alguns passos à frente, para que possamos estar na melhor posição para domingo. Também pode chover amanhã, o que não seria ruim para nós - obviamente não podemos confiar nisso, então vamos trabalhar duro esta noite para encontrar um pouco mais de desempenho para a classificação."

Mick Schumacher, 19º: "Não foi tão fácil quanto imaginávamos - algumas equipes trouxeram algumas atualizações - mas veremos na classificação. Sabemos o que temos que fazer, temos uma direção clara em termos de configuração e havia muito tempo de volta na minha volta na curva 15, então ainda há mais por vir e ainda temos coisas para desbloquear em nosso lado."

Nicholas Latifi, 20º: "O primeiro dia em Silverstone não foi muito agitado, sem correr no TL1 porque as condições não eram representativas para aprender nada, com outras equipes no mesmo barco. Isso significava que o TL2 era mais importante, pois poderia ser a única sequência a seco que teremos antes da classificação. Concluímos nosso programa com pouquíssimos problemas. Estava ventando muito, e isso foi complicado para todos. Temos alguns bons dados e uma direção a seguir da noite para o dia, então veremos o que podemos fazer amanhã."

PIQUET, SOBRE HAMILTON: "NEGUINHO DEVIA ESTAR DANDO MAIS C*"

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade