PUBLICIDADE

Como foi a classificação em Interlagos, com Max na pole e chuva no fim

Max Verstappen soma mais uma pole à sua carreira. Chuva forte chega nos minutos finais e interrompe sessão. Veja como foi, no detalhe

3 nov 2023 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários
Tempo completamente fechado em Interlagos
Tempo completamente fechado em Interlagos
Foto: F1 / Reprodução

Depois de apenas uma hora de treino livre, dominada pela Ferrari, os carros voltaram à pista para a classificação oficial do GP de São Paulo. A sessão que definiu o grid para a corrida de domingo (5) foi marcada por uma distância muito curta entre os tempos de todos os pilotos e por uma constante ameaça de chuva. Ameaça que se concretizou a cerca de cinco minutos do fim, quando o céu preto desabou sobre o autódromo paulista em um temporal assustador, obrigando a direção de prova a interromper as atividades.

Situações como essa costumam favorecer azarões. Não foi o caso. O líder da tabela de tempos quando a classsificação foi interrompida era o já campeão Max Verstappen, e ficou com ele a pole position.

Confira no detalhe como foi a classificação em Interlagos:

Max Verstappen na classificação para o GP de São Paulo, em Interlagos
Max Verstappen na classificação para o GP de São Paulo, em Interlagos
Foto: Red Bull / Twitter

Q1 com margens muito apertadas e Russel à frente

A sessão teve seu início atrasado em 15 minutos para limpeza da pista. Quando finalmente os carros foram liberados, a todos tomaram a pista o quanto antes, temendo uma possível chuva. Piastri foi quem puxou a fila. Norris foi o mais rápido na primeira saída, com uma excelente volta de 1min10s623.

Gasly reclamou da lentidão de Russell na saída dos boxes – algo abordado nas notas da direção de prova e que pode gerar problemas para o inglês. Situações semelhantes aconteceriam ainda com Ocon e Perez atrapalhando Verstappen e Gasly bloqueando Tsunoda.

A chuva se aproximava, e todos partiram para novas tentativas antes que a pista molhasse. Leclerc fez 1min10s472 e tomou a ponta. Piastri pulou para 2º e Stroll para 3º. Perez, que era 19º, pulou para 5º.

Com todos os 20 carros separados por apenas 1s011, a decisão ficou com os instantes finais, justamente quando as nuvens escuras chegavam ao autódromo de Interlagos. Russell pulou para 1º, com 1min10s340. Hulkenberg subiu para 3º e se garantiu na próxima fase. Verstappen, discreto, subiu para 2º.

Os eliminados no Q1 foram: Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Logan Sargeant e Guanyu Zhou. Do primeiro ao último, a distância foi de apenas 0s935.

Norris lidera Q2

Ainda com pista seca, Verstappen abriu os trabalhos da segunda parte da classificação com o melhor tempo do dia: 1min10s162. A McLaren veio forte, com Norris em 2º e Piastri em 3º. Com todos concluindo suas primeiras voltas, a diferença do primeiro, Verstappen, para o 15º, Alonso, era de apenas 0s696.

Charles Leclerc na classificação para o GP de São Paulo
Charles Leclerc na classificação para o GP de São Paulo
Foto:

Não demorou para o espanhol sair da incômoda posição final e subir para 2º. Norris veio no embalo e o superou, pulando para 1º, com 1min10s201. Verstappen bem que tentou, mas não conseguiu superar o jovem inglês – em partes, graças a um erro na Descida do Lago. Albon teve uma volta deletada por exceder os limites da mesma curva, e se viu relegado ao último posto da disputa.

Sem grandes mudanças no minuto final do Q2. Norris, Verstappen, Perez, Alonso, Sainz, Hamilton, Leclerc, Russell, Piastri e Stroll garantiram vaga no Q3, todos separados por apenas 0s354. Ficaram de fora: Hulkenberg, Ocon, Gasly, Magnussen e Albon.

Chuva abrevia Q3 e Verstappen é pole

O Q3 se iniciou com o céu muito, muito escuro. Parecia noite na região de Interlagos, especialmente ao sul do autódromo. Com vento muito forte, o melhor possível foi 1min10s727 no início da sessão, marcado por Verstappen. Atrás dele, vieram Leclerc, Stroll, Alonso, Hamilton, Russell, Norris, Sainz, Perez e Piastri, que foi para a grama na Junção.

Quando todos voltaram aos boxes e se preparavam para suas tentativas derradeiras, o que se anunciava aconteceu. O temporal chegou, bandeira vermelha e fim de sessão. Posições mantidas, Verstappen pole.

Os resultados da classificação para o GP de São Paulo
Os resultados da classificação para o GP de São Paulo
Foto:
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade