Fórmula E: Ticktum conquista vitória histórica com a KIRO
O piloto britânico faz história e vence sua primeira corrida na categoria de forma brilhante
O ePrix de Jacarta de 2025 trouxe muitas adversidades para os pilotos da Fórmula E. Com diversos toques, punições e trocas de posições, Dan Ticktum levou a melhor em relação aos seus adversários.
A história da Cupra KIRO na categoria é digna de filme. Diante de muitas reformulações, trocas de nome e patrocinador, a equipe passou de não conseguir um carro que fosse capaz de brigar por pontos, até sua primeira vitória na categoria, com Ticktum levando a equipe ao lugar mais alto do pódio.
Nico Müller completou o pódio, com Antônio Félix da Costa na quarta colocação e Nick Cassidy fechando o top 5 da corrida.
O que aconteceu na corrida
Uma largada ruim de Taylor Barnard fez com que o piloto fosse ultrapassado por Nyck de Vries logo no começo. O jovem da McLaren que havia largado da primeira fila terminou apenas na sexta posição, ao lado de seu companheiro de equipe, Sam Bird, que foi sétimo. A dupla da Envision, Buemi e Frijns ficou em oitavo e nono, respectivamente.
O líder do campeonato, Oliver Rowland, após não avançar aos duelos, não deixou sua aparição passar em branco. O britânico teve um toque com Maximilian Günther, vencedor da Corrida 1 de Shanghai, e tomou uma punição de 5s, ainda assim, terminou na décima posição, marcando um ponto, enquanto seu principal adversário, Pascal Wehrlein, não pontuou.
Um toque entre Jake Dennis e Nyck de Vries foi onde as coisas começaram a acontecer de fato. Ambos estavam em uma disputa pela vitória, consistentes nas primeiras posições, mas o piloto da Mahindra foi considerado culpado pelo toque e também recebeu dez segundos de punição.
Na volta 31, Jake Hughes ficou parado na pista e gerou uma full course yellow, que rapidamente foi retirada, mas logo em seguida, problemas para Nyck de Vries e Jake Dennis - um já com punição, e o outro prejudicado pelas adversidades.
Uma série de problemas começou a instaurar o caos na corrida nas voltas finais. A equipe Maserati viu um em um período muito curto de tempo, seus dois pilotos abandonarem, já que Stoffel Vandoorne passou reto e bateu na barreira de pneus logo após o abandono de seu companheiro de equipe.
A bandeira amarela perdurou mas voltas finais, com 4 voltas para o final, a disputa se colocou entre Dan Ticktum e Edoardo Mortara. O piloto da KIRO buscando sua primeira vitória na categoria - e o da Mahindra tentando tirar a comemoração da equipe.
Ticktum conseguiu resistir à pressão até o final e consagrou a vitória histórica de sua equipe, que enfrentou muitas dificuldades nos últimos anos, chegando a se tornarem o pior carro do grid, mas que mostraram uma clara evolução nos últimos tempos, e o protagonista disso é, de fato, Dan Ticktum.
Oliver Rowland ainda lidera o campeonato com uma vantagem confortável de 69 pontos para Pascal Wehrlein. A Fórmula E volta às pistas para a rodada dupla de Berlim nos dias 12 e 13 de julho.