Formula E: Lotterer participa de testes do GEN4 pela Stellantis
Dois anos após deixar a Fórmula E, André Lotterer retorna às pistas para testar a nova geração de carros GEN4 da categoria na Espanha
Dois anos após deixar a Fórmula E, André Lotterer retorna às pistas para testar a nova geração de carros GEN4 da categoria em Monteblanco, na Espanha. O evento marcou o início de uma série de testes, com as equipes Stellantis, Nissan, Jaguar, Lolla e Porsche.
Na manhã desta terça-feira (11), o site The Race apurou que André Lotterer, piloto da equipe Genesis Magma Racing no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), esteve presente no circuito de Monteblanco, no sul da Espanha, para participar dos testes de desenvolvimento do novo carro da categoria, o GEN4, da Citroën Racing, montadora da Stellantis Motorsport.
Segundo o site, o ex piloto da categoria foi recrutado pela Stellantis para o desenvolvimento inicial do projeto e testes de confiabilidade do carro. Lotterer iniciou os trabalhos em pista nessa terça-feira, dividindo cockpit com o atual piloto da Citroen Racing, Nick Cassidy.
A notícia surpreendeu o público, já que o piloto alemão, apesar de sua ampla experiência, não integra o grid da Fórmula E desde 2023, quando competiu pela equipe Andretti. Com uma carreira versátil, André Lotterer é um dos nomes mais respeitados no automobilismo, tendo conquistado três vitórias nas 24 Horas de Le Mans (2011, 2012 e 2014) pela Audi e sendo campeão mundial do WEC em 2012 e 2024.
Além da sua vasta experiência no WEC, ele acumula um bicampeonato noSuper GT, passagens pela Fórmula E, defendendo equipes como Techeetah, Porsche e Andretti, e até uma breve aparição na Fórmula 1 em 2014, pela Caterham.
TESTES
Além da Stellantis, as equipes Nissan, Jaguar, Lola e Porsche também iniciaram os testes na manhã desta terça-feira, com a presença de seus pilotos titulares, reservas e de desenvolvimento.
A Nissan optou por contar com outro nome experiente no endurance e convocou o francês Benoît Tréluyer, campeão mundial e ex-companheiro de Lotterer na Audi, para participar das avaliações do novo carro ao longo da semana.
Os testes acontecem em três dias, distribuídos entre terça, quinta e sábado. A FIA descreve o GEN4 como o carro mais avançado, desafiador e sustentável da história da Fórmula E. O modelo promete desempenho superior, com potência máxima de 600 kW, o equivalente a mais de 815CV, sendo cotado como o mais rápido já desenvolvido pela categoria. A estreia oficial está prevista para a temporada 2026/27.
Apesar de contribuir diretamente no desenvolvimento do projeto, André Lotterer não é cotado para integrar a equipe como piloto. O alemão pretende seguir atuando como analista e comentarista nas transmissões oficiais da categoria. Ele deve dividir a função com o britânico Sam Bird, ex-piloto da McLaren, que está próximo de ser anunciado como parte da equipe de comentaristas.