FIM divulga calendário da MotoE 2023 com oito rodadas duplas e estreia de Silverstone
A MotoE 2023 fará sua corrida de abertura em Le Mans, em 12 de maio. O encerramento acontecerá no circuito de Misano, antes da perna asiática que encerra a temporada da MotoGP
A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta terça-feira (18) o calendário provisório da temporada 2023 do Mundial de MotoE, classe que estreou em 2019. A próxima edição contará com oito rodadas duplas, totalizando 16 corridas e terá início na França, em Le Mans.
A novidade para 2023 é a entrada de Silverstone, tradicional circuito de alta velocidade que recebe tanto etapas da MotoGP quanto da Fórmula 1. As motos elétricas desembarcam na pista britânica, que vai abrir a segunda perna da temporada, após as férias de verão.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A abertura do Mundial de MotoE acontece dia 12 de maio, em Le Mans, pista que receberá a quinta etapa da MotoGP 2023. Depois, a categoria acompanha a classe rainha nos três finais de semana seguintes (Itália, Alemanha e Holanda), e então, enquanto a classe principal segue para o GP de estreia no Cazaquistão, as motos elétricas aguardam para retornar as atividades na Inglaterra, dia 4 de agosto.
Na sequência, a MotoE disputa os GPs da Áustria e da Catalunha. A etapa de San Marino e da Riviera de Nimini — última antes da perna asiática que encerra a temporada da MotoGP — marcará o desfecho do Mundial 2023 das motos elétricas.
A categoria também definiu as datas das sessões de pré-temporada. A primeira está marcada para acontecer de 6 a 8 de março em Jerez de la Frontera. Depois, equipes e pilotos terão mais três dias de testes de 3 a 5 de abril em Barcelona.
Calendário da MotoE 2023:
| DATA | ETAPA | CIRCUITO |
| 13/mai | GP DA FRANÇA 1 | LE MANS |
| 14/mai | GP DA FRANÇA 2 | LE MANS |
| 10/jun | GP DA ITÁLIA 1 | MUGELLO |
| 11/jun | GP DA ITÁLIA 2 | MUGELLO |
| 17/jun | GP DA ALEMANHA 1 | SACHSENRING |
| 18/jun | GP DA ALEMANHA 2 | SACHSENRING |
| 24/jun | GP DA HOLANDA 1 | ASSEN |
| 25/jun | GP DA HOLANDA 2 | ASSEN |
| 05/ago | GP DA GRÃ-BRETANHA 1 | SILVERSTONE |
| 06/ago | GP DA GRÃ-BRETANHA 2 | SILVERSTONE |
| 19/ago | GP DA ÁUSTRIA 1 | RED BULL RING |
| 20/ago | GP DA ÁUSTRIA 2 | RED BULL RING |
| 02/set | GP DA CATALUNHA 1 | BARCELONA |
| 03/set | GP DA CATALUNHA 2 | BARCELONA |
| 09/set | GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINI 1 | MISANO |
| 10/set | GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINI 2 | MISANO |
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.