Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ferrari 330 LMB: a recriação do mais raro carro de corrida

Veja galeria com 54 fotos! Este carro único foi convertido para a especificação 330 LMB a partir de um Ferrari 330 GT original

29 abr 2021 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa inglesa Bell Sport & Classic revelou a expressão máxima de sua excepcional experiência na restauração interna e oferece ao mundo uma autêntica remasterização de um dos mais raros carros de corrida da Ferrari de todos os tempos: o 330 LMB. A ideia era reconstruir o modelo para resultar num autêntico Ferrari 330 LMB. O resultado ficou incrível. 

Construído para ser usado e apreciado na estrada, este carro único é baseado em um Ferrari 330 GT 2+2 e presta uma homenagem respeitosa ao 330 LMB original -- dos quais apenas quatro foram construídos no período para fins de competição -- com um corpo de liga sob medida feito à mão usando modelos retirados do Chassis 4725, o único exemplar fabricado com volante à direita.

Mais raro do que o Ferrari 250 GTO

O Ferrari 330 LMB (Le Mans Berlinetta) foi desenvolvido pelo engenheiro e piloto britânico da Ferrari, Mike Parkes, para competir nas 24 Horas de Le Mans de 1963. Baseado no Ferrari 250 GTO, mas com um motor Colombo V12 mais potente de 4.0 litros, 395 cv, ele também tinha uma distância entre eixos 20 mm mais longa e carroceria de alumínio redesenhada.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic

Com apenas quatro exemplares feitos -- três com volantes à esquerda, um com volante à direita -- o 330 LMB é um Ferrari altamente significativo, mais raro ainda do que o consagrado 250 GTO, dos quais quase 10 vezes mais foram produzidos. Um trio de 330 LMB competiu em Le Mans em 1963. No entanto, o exemplo apresentado pela equipe britânica Maranello Concessionaires do Coronel Ronnie Hoare foi o único a ir longe, com Mike Salmon e Jack Sears em quinto lugar.

Enquanto a Ferrari se preparava para a transição para carros de competição com motor central, o 330 LMB estava destinado a se tornar o último carro de corrida de Maranello com motor dianteiro da época e fez poucas corridas no período. Hoje, no entanto, o altamente premiado e excepcionalmente valioso 330 LMB pode ser encontrado frequentemente no auge da história do automobilismo.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic

Uma visão inacabada

As origens deste projeto de remasterização remontam a mais de uma década. “A história começa com Edward Carter, um fazendeiro de Essex que era um grande entusiasta da Ferrari”, explica o diretor administrativo da Bell Sport & Classic, Tim Kearns. “Ed queria adicionar uma recriação do 250 GTO à sua coleção, mas foi desviado por um dos mais proeminentes especialistas em 330 LMB, Terry Hoyle. Tendo conhecimento íntimo do Chassis 4725, o LMB original com volante à direita, Terry teve outra ideia: ‘Existem muitas recriações 250 GTO, você deveria fazer um LMB em vez disso’. ”

Em novembro de 2010, um Ferrari 330 GT 2+2 com volante à direita 1964 foi comprado por Ed e uma visão foi formada: tornar a recriação mais utilizável na estrada, mas com o caráter de um piloto. Os painéis RS baseados em Nuneaton foram encarregados de encurtar o chassi e criar um dinamismo na carroceria. Além de um conjunto abrangente de fotografias que Terry Hoyle tinha do Chassis 4725, uma viagem foi até mesmo feita a Nova York para capturar padrões corporais de papelão, medidas e mais imagens do carro 4725 original. Tragicamente, Ed Carter nunca viu o projeto concluído, perdendo a vida em um acidente de viação em setembro de 2015 e, nos dois anos seguintes, o carro ficou adormecido.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic

Bell Sport & Classic pega o bastão

Em 2017, o proprietário da Bell Sport and Classic interveio para resgatar o projeto e o carro encontrou um novo lar nas oficinas da empresa em Markyate, Hertfordshire. Foi aqui que um único objetivo abrangente foi definido: usar o projeto como um caso de teste para as habilidades de restauração da Bell Sport & Classic, estabelecendo uma nova referência na indústria.

Com as restaurações do período Ferrari, Lamborghini e Aston Martin sendo o negócio principal da Bell Sport & Classic, também foi acordado que o projeto 330 LMB representava várias oportunidades imperdíveis. Em primeiro lugar, para completar respeitosamente a visão de um homem, criando o que se pensava ser a única remasterização de 330 LMB no mundo -- mas para melhorá-la com simpatia, produzindo um carro de estrada único que mesclava originalidade, autenticidade e a mais recente restauração técnicas, uma máquina tão perto da perfeição quanto possível.

Dado seu conhecimento, experiência e entusiasmo de mais de 60 anos pela marca Ferrari, a equipe Bell Sport & Classic estava perfeitamente posicionada para realizar a quantidade substancial de trabalho necessária para concluir o projeto com os mais altos padrões possíveis.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic

O projeto foi liderado por Elliot East, que restaurou carros clássicos e Ferrari clássicos desde o início dos anos 2000, trabalhando para muitos dos principais especialistas em Ferrari. O departamento de engenharia da Bell Sport & Classic é liderado por Attilio Romano, um ex-membro da equipe técnica da fábrica da Ferrari em Maranello.

Construindo o corpo

“Três anos de trabalho foram dedicados a este carro. E, como em todos os nossos projetos de restauração de clientes, aplicamos detalhes meticulosos a cada aspecto. Tudo é feito à mão e único ”, continua East. “Foi um equilíbrio delicado de alcançar, implantando técnicas de restauração modernas para tornar o novo LMB o mais confortável e o mais utilizável possível na estrada, sem sacrificar seu caráter de raça.”

O projeto foi submetido a uma 'construção seca' completa. Esse processo envolveu a equipe encaixar todas as peças de acabamento, como maçanetas e bordas do pára-brisa junto com o vidro, na carroceria de metal para garantir que o encaixe desses componentes seria perfeito depois que o carro voltasse da oficina de pintura.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic

Assim que a equipe ficou satisfeita com o nível de qualidade alcançado, a carroceria foi pintada de vermelho Rosso Corsa clássico ao longo de um árduo período de dez semanas. Finalmente, rodelas de corrida brancas foram adicionadas, como deveriam estar no período na fábrica de Maranello antes do ataque a Le Mans em 1963, e um par de emblemas da Scuderia Ferrari cuidadosamente pintados à mão em cada asa dianteira, como estariam no período.

O coração e a alma do 330 LMB

Para levar o motor Colombo V12 às especificações do Ferrari 330 LMB, o departamento de engenharia da Bell Sport & Classic o converteu para uma especificação de cárter seco e aumentou a capacidade de 2953 cm3 para 3967 cm3. “Um nível extraordinário de trabalho foi necessário para concluir o processo. Itens como eixos de comando, caixa de distribuição, bomba d'água, tanques de óleo e combustível, tubos de enchimento de óleo e tampas tiveram que ser especialmente criados para o carro”, explica Attilio Romano.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic

Os seis carburadores são comissões sob medida no lugar dos Weber 42s instalados no motor no período. O trilho de combustível e as ligações também são criações sob medida. Depois de concluído, o motor totalmente reconstruído foi rodado e ajustado no dinamômetro, e o resultado é 390 cv a 7.000 rpm e 407 Nm de torque a 6.000 rpm -- exatamente o mesmo que no período. A única mudança nas especificações foi a adição de um ventilador, uma modificação que reflete o viés do carro.

No início do projeto, uma transmissão de cinco marchas de um Mk2 330GT na Suíça já havia sido adquirida. Enquanto os carros de corrida originais eram equipados com caixas de câmbio de quatro marchas, a Bell Sport & Classic manteve a unidade de cinco marchas como um aprimoramento simpático para melhorar os modos de estrada e a capacidade de uso do carro.

A transmissão foi totalmente reconstruída usando garfos seletores especialmente fabricados e encaixando todos os novos sincronizadores e cubos, enquanto os engenheiros da Bell Sport & Classic também equiparam o carro com um adereço sob medida.

Ferrari 330 LMB.
Ferrari 330 LMB.
Foto: Bell Sport & Classic
Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade