Whiting afirma que policiar os limites da pista é "terrivelmente tedioso"
Na próxima temporada, a F1 poderá ter mais zebras instaladas, como em Abu Dhabi, já que Charlie Whiting diz que tira a “terrível e tediosa” necessidade de policiar os limites da pista.
Nem todos os pilotos ficaram impressionados com uma zebra com 50mm de altura, instalada antes da última curva no circuito de Yas Marina.
Ela pegou vários pilotos na sexta-feira, mas finalmente eles entenderam onde estavam os limites.
Limites de pista sempre é um tema quente na Fórmula 1, Whiting acredita que as zebras eliminam a necessidade de aplicar penalidades "degradantes".
“Eu não estou dizendo que todas as vezes que um piloto, ultrapassa a linha branca, ele deve ser penalizado”, disse o diretor de corridas da F1, à Autosport.
"Isso é tolerância zero. Porque, como eu provavelmente disse inúmeras vezes, deixar a pista não é uma penalidade. Ganhar uma vantagem so sair da pista, é".
“Queremos ter certeza de que toda vez que um piloto sair da pista, ele não ganhe nada com isso, e preferivelmente que ele perca tempo fazendo isso".
"Acho que, nessa base, a zebra entre as curvas 20 e 21, funcionou muito bem".
“Tenho certeza que você pode perguntar a qualquer piloto se ele pode ganhar qualquer coisa pegando a zebra, ele diria: ‘Não’. Esse é exatamente o tipo de coisa que eu acho que devemos ter".
“Geralmente, o que queremos fazer é garantir que a pista imponha os limites, e não precisemos recorrer a marechais ou juízes de relatórios de fatos, toda vez que um carro ultrapassa a linha".
“É algo que é terrivelmente tedioso, e acho que isso diminui o esporte”.
Ele reconhece, no entanto, que nem todas as pistas podem se ajustar às zebras permanentes, já que outras categorias também correm no local".
“Não é muito fácil, às vezes, implementar essas coisas em circuitos onde você tem corridas de motos, e é por isso que a zebra, excepcionalmente, é permanente”, disse ele.
"Normalmente, temos que pedir a eles que coloquem zebras temporárias, que podem ser retiradas para corridas de moto. Estes são os tipos de problemas que temos que enfrentar em muitos circuitos diferentes".
"Em Barcelona, há quatro curvas com zebras como essas, mas todas têm de sair para a MotoGP".
"Envolve muito trabalho para os circuitos mudarem de uma especificação para outra, e tentar encontrar uma solução que funcione para ambas é muito difícil, mas conseguimos com a zebra dupla".
"Elas são muito punitivas para os carros. As motos estão felizes com elas. Então temos algo que os circuitos não precisam mudar", concluiu Whiting.
Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:
Victor Berto visita a “Dream Racing” em Las Vegas e pilota uma Maserati GranTurismo Sport e uma Ferrari F430 Scuderia no “Las Vegas Motor Speedway”, que recebe etapas da NASCAR em seu oval. Confira o vídeo:
GEN2 – As peças e componentes da SEGUNDA GERAÇÃO de carros da FÓRMULA E:
Victor Berto, direto de Las Vegas, te leva para um passeio a bordo da LAMBORGHINI HURACAN LP610-4, uma MERCEDES AMG GTS V8 e uma MCLAREN 570S, 250 km/h em Lake Mead. Confira o vídeo: