Enzo Fittipaldi recebe sondagens de Williams, Alpine e até Alonso, mas quer F2 2023
O ano de destaque na Fórmula 2 rendeu frutos para Enzo Fittipaldi, que chamou a atenção de equipes da F1. Mas piloto prioriza brigar pelo título da categoria-satélite em 2023
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Muito se fala sobre o futuro de Felipe Drugovich para 2023, uma vez que se aproxima do título da Fórmula 2, mas também é momento de definição sobre o que será o ano que vem para Enzo Fittipaldi. O GRANDE PRÊMIO apurou que o desejo é permanecer e lutar pelo título da F2, mas que Fittipaldi foi sondado por Williams e Alpine, além de Fernando Alonso. Sim, este Alonso.
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Tanto Williams quanto Alpine sondaram Enzo Fittipaldi sem que especificassem exatamente para que cargo se tratava. Apesar das duas atualmente terem uma vaga aberta para o grid da Fórmula 1 2023, pessoas ligadas à condução da carreira de Fittipaldi acreditam que a intenção era torná-lo piloto reserva ou de desenvolvimento.
Mas e Alonso? Com relação ao bicampeão mundial, que assinou contrato para seguir no grid da F1 pelos próximos dois anos, o interesse é passar a agenciar a carreira de Enzo como empresário. Alonso vai seguir como piloto, mas, aos 41 anos e profundo conhecedor da F1, quer fazer mais que apenas isso.
Após garantir o primeiro pódio, Fittipaldi passou muito perto de pontuar novamente na F2 (Foto: Charouz)
Fittipaldi, porém, tem a permanência na Fórmula 2 como prioridade. Aos 21 anos, defendeu apenas equipes menores desde que chegou ao caminho da F1, na Fórmula 3, em 2020. Passou aquela temporada na HWA, fez transição para a Charouz em 2021, quando disputou meia temporada da F3 e meia da F2. Vive o primeiro ano completo de F2 atualmente.
Mesmo numa equipe com o tamanho da Charouz, o campeonato de Enzo merece destaque. Já conquistou três pódios e pontuou em 14 das últimas 19 provas, alcançando o sétimo lugar do campeonato. Na frente dele, apenas pilotos que são mais experientes na categoria ou que estão em equipes maiores.
A questão, porém, é financeira. As equipes de ponta da F2 que foram consultadas por Enzo pedem até € 2,4 milhões para que tenha uma vaga — a necessidade de bancar espaço em categorias-satélite é quase que obrigatória para qualquer piloto. Caso busque essa quantia via Lei de Incentivo ao Esporte, levando em consideração também a conta tributária, o valor captado precisaria ser de aproximadamente R$ 15 milhões.
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Embora Fittipaldi seja mais velho que pilotos como Théo Pourchaire e Jack Doohan, ligados respectivamente a Sauber e Alpine, é mais jovem que Logan Sargeant — favorito à vaga na Williams.
Já Drugovich, conforme informado pelo GRANDE PRÊMIO, tem conversa encaminhada com a Aston Martin para se tornar piloto reserva na F1 em 2023, num acordo nos moldes daquele de Oscar Piastri com a Alpine. As informações completas estão aqui.
Com Fittipaldi e Drugovich, a Fórmula 2 completa a rodada tripla junto da F1 neste fim de semana, em Monza, no GP da Itália.
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