Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como funcionam as transmissões da Fórmula 1 mundo afora?

Mesmo com redução de GPs em TV aberta em novo acordo com a Globo, Brasil é um dos que mais acompanha a modalidade

24 jul 2025 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula 1 volta para a tela da TV Globo em 2026, ao deixar a Band. A mudança também reduz o número de corridas transmitidas em TV aberta, caindo para 15 GPs. Mesmo com a redução, o Brasil continua como um dos países com mais transmissões da modalidade no sinal aberto de televisão.

Além das 15 corridas abertas, o SporTV transmitirá os treinos livres e o qualificatório, assim como as corridas sprints. A Band vai encerrar a parceria, nesta temporada, transmitindo todas as corridas na TV aberta, e outras as etapas dos GPs no canal fechado BandSports.

Apenas três países terão mais transmissões de corridas em TV aberta que o Brasil. Luxemburgo (pela RTL Zwee), Hungria (pela M4 Sport) e Romênia (pela Antena) contam com exibição gratuita de todas as provas da temporada.

Brasil continua como um dos países com mais transmissões abertas da Fórmula 1.
Brasil continua como um dos países com mais transmissões abertas da Fórmula 1.
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Depois do Brasil, vem a Áustria. As emissoras ServusTV (fechada) e ORF (pública) têm um acordo para que cada uma transmita 12 corridas, em alternância.

O quarto lugar de mais transmissões é ocupado pela Alemanha, com sete corridas na RTL. As provas transmitidas em sinal aberto são dos GPs da China, de Emília-Romagna, da Espanha, do Canadá, da Bélgica, da Holanda e de Las Vegas.

Todos as corridas sprints e treinos classificatórios também estão na RTL. A Sky Sports alemã tem direito a transmitir todos os GPs na íntegra, incluindo treinos livres, sprints e sessões de qualificação.

Países com mais transmissões de Fórmula 1 em TV aberta

  1. Luxemburgo, Hungria e Romênia: todos as corridas
  2. Brasil: todas em 2025 e 15 a partir de 2026
  3. Áustria: 12 corridas
  4. Alemanha: 7 corridas (China, Emilia-Romagna, Espanha, Canadá, Bélgica, Holanda e Las Vegas)
  5. EUA: 5 GPs (Canadá, Miami, México, EUA e Mônaco)
  6. Itália: 2 corridas (Emilia-Romagna e Monza)
  7. México: apenas o GP local
  8. Reino Unido: apenas o GP local
  9. Espanha: apenas o GP local
  10. Austrália: apenas o GP local

Estados Unidos 'ignora' Austin e vive disputa pelos direitos de transmissão

Os Estados Unidos têm três GPs no calendário atual da Fórmula 1. Entre Miami, Austin e Las Vegas, apenas os dois primeiros são exibidos na TV aberta, pela ABC, assim como os GPs do Canadá, do México e de Mônaco - somando cinco.

A ESPN é responsável por toda a transmissão em TV fechada, mas isso pode mudar. Conforme o Financial Times, a Apple tem interesse na compra dos direitos após o sucesso do filme F1, que teve coprodução da empresa.

A estratégia iria no sentido de expandir o investimento da Apple em conteúdo original e eventos ao vivo, impulsionando o streaming Apple TV+.

GPs locais são prioridade no restante do mundo

A Itália, representada no calendário por Ímola e Monza, transmite ambos na TV8, com sinal aberto. Os demais GPs ficam com a Sky Sports italiana.

Assim como nos Estados Unidos, a ESPN tem todos os GPs nos países da América Latina. As exceções são Brasil, Argentina e México.

Fora o Brasil, com a Globo, Argentina e México têm transmissões via Fox Sports. O país norte-americano transmite o GP local em sinal aberto no Canal 5.

A estratégia é semelhante ao Reino Unido, que tem todos os GPs com a Sky Sports, mas exibe em sinal aberto as etapas de Silverstone, no Channel 4. No país britânico, o sinal da F1TV, streaming próprio da modalidade, é bloqueado.

A Sky Sports do Reino Unido também reproduz o sinal na Austrália. Apenas o GP disputado em Melbourne tem transmissão aberto por lá, pelo canal 10.

Os ibéricos Espanha e Portugal têm exclusividade de transmissão da DAZN via streaming. A exceção é o GP espanhol, exibido na Telecinco, emissora aberta da Espanha.

A França, cuja única representação no calendário é o GP no principado de Mônaco, não tem transmissão aberta para a Fórmula 1. As corridas são exibidas no Canal+, enquanto as demais etapas de cada data ficam no Canal+ Sports. Os dois são fechados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade