Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CEO da Fórmula E diz que podemos ver mulheres no grid principal nos próximos anos

Durante uma entrevista coletiva, Jeff Dodds reforçou a importância de colocar as pilotos em pé de igualdade na categoria.

9 dez 2025 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários
14 mulheres participaram do "Women's Test" em Valencia
14 mulheres participaram do "Women's Test" em Valencia
Foto: Fórmula E / Reprodução

Antes da temporada da Fórmula E começar oficialmente em São Paulo no último sábado (06), tivemos os testes pré-temporada e os testes femininos da categoria em Valência, onde 14 mulheres puderam mostrar seu potencial, e tivemos tempos muito parecidos, e em alguns casos, até melhores do que de pilotos que hoje são titulares.

Sabendo que a Fórmula E tem como propósito, promover a igualdade e a inclusão independente de gênero, conversamos com Jeff Dodds, CEO da categoria, para entender como ele vê o futuro dessas meninas nos próximos anos:

Primeiramente, nós acreditamos que homens e mulheres podem competir igualmente no esporte. Mas as mulheres não têm o tempo suficiente no carro para desenvolver suas habilidades e ser competitivas. É por isso que começamos as sessões de testes das mulheres no ano passado. É por isso que continuamos este ano. E é por isso que continuaremos investindo em testes das mulheres. Para permitir que as melhores pilotos do mundo mostrem ás equipes o seu potencial.

Dodds também "cutucou" a Fórmula 1, pois os carros nos quais as mulheres correm em categorias como a F1 Academy, são protótipos de F4, e isso atrasa o desenvolvimento feminino para que elas possam ter as mesmas oportunidades do que os pilotos masculinos.

Então, o que eu deveria dizer é que eu acho que a Susie (Wolff) fez um ótimo trabalho com a F1 Academy. E eu acho que a W Series, como antes, fez um ótimo trabalho. Mas onde é diferente é que a F1 Academy tem um cilindro. Sim. Então, como um carro feminino na F1... Você não sai da F1 Academy para correr nos carros da Fórmula 1. Um carro da F1 Academy é como um carro da Fórmula 4. Então, há um grande espaço entre as duas. Então, estamos focados em colocar as pilotos femininas no mesma carro, com a mesma infraestrutura de apoio que os pilotos da campeonato estão. Porque não tem sentido colocá-las em um carro que não pareça com um carro da campeonato, porque elas não podem passar de um carro para o outro. Então, estamos lhes dando a oportunidade, enquanto elas estão correndo em coisas como a F1 Academy, ou correndo... Eu acho que a Abbie Pulling está agora em uma F3. Estamos lhes dando a oportunidade de dirigir a nosso carro da campeonato, porque essa é a única maneira que elas vão poder provar que elas são capazes de correr em uma campeonato mundial. 

Confirmando seu compromisso com a inclusão feminina no esporte, Dodds disse também que essa é uma prioridade pra categoria, que poderá ver uma mulher pilotando como nome principal do grid nos próximos anos.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade