PUBLICIDADE

Corrida de Rua

Etapa da Golden Four Asics é sucesso em Brasília

4 nov 2012 - 21h12
Compartilhar

Com um aumento de 20% no número de inscritos, cerca de dois mil atletas disputaram a etapa de Brasília da Golden Four Asics, que foi realizada neste domingo (4), com passagem por diversos pontos turístico da capital nacional.

Confira as melhores fotos da Golden Four Asics Brasília, disputada neste domingo (4). É considerada uma das mais rápidas meias maratona do Brasil.
Confira as melhores fotos da Golden Four Asics Brasília, disputada neste domingo (4). É considerada uma das mais rápidas meias maratona do Brasil.
Foto: Asics / Divulgação


Diferente da semana que antecedeu a disputa, onde os termômetros chegaram à casa de 36ºC, o clima foi muito mais agradável neste final de semana, por volta dos 20ºC. Somando as boas condições do tempo com o percurso plano e muitas descidas, Brasília terminou a temporada como a etapa mais rápida da Golden Four, assim como foi em 2011.



O trajeto da prova deste ano precisou sofrer algumas alterações, mas a preocupação dos organizadores era de manter uma prova rápida e plana. "Tivemos que fazer pequenas mudanças no percurso para podermos manter a competição, mas ao mesmo tempo conseguimos não mexer na característica principal do evento, que é de apresentar um percurso rápido e que mantivesse as condições para os atletas poderem baixar suas antigas marcas", falou Paulo Carelli, diretor técnico da prova.



Um dos mais entusiasmado depois da competição foi o treinador Cacau, da equipe Rocinha Asics, visto que muitos de seus alunos aproveitaram as boas condições para quebrar suas melhores marcas. "Eu tenho alunos de todas as idades, inclusive mais velhos, acima de 50 anos, e baixar tempo e mostrar sinais de evolução naquilo que se faz com dedicação, é algo extremamente gratificante, tipo aquilo que não tem preço", falou.



Heridiany Moreira, de Ipatinga (MG), celebrou o fato de ter melhora em seis minutos o seu tempo, que havia sido obtido na Golden Four Asics do Rio de Janeiro. "A prova me deu a oportunidade de conhecer a cidade de uma forma que nunca pensei em conhecer: correndo. Tive 21k para aproveitar as arquiteturas fantásticas do Niemayer, conhecer uma corrida em uma capital diferente e ainda fazer novas amizades", falou a amadora, que correu na casa de 1h40min.



Giordano Adjunto Teixeira, 37, completou sua prova em 1h35min06s, mostrando uma grande evolução na distância. Na Golden Four Asics Rio de Janeiro do ano passado, o amador registrou 2h como tempo. "Mais uma vez conseguiram manter o padrão e entregaram uma prova que o corredor merece. Além de pensarem em todas as condições para baixarem tempo, a natureza também resolveu ajudar. O resultado está aí, 1h35", comentou.



Para quem foi assistir à prova, viu um bom nível técnico na disputa. Na elite feminina, a queniana Thabita Kibet imprimiu um ritmo forte já no início da prova e venceu com um minuto de vantagem sobre a brasiliense Kleidiane Barbosa Jardim, que foi seguida de Roseane Xavier.



Já na disputa masculina, a vitória ficou com Rafael Santos, que era apontado como favorito por ter vencido a última Golden Four Asics, disputada no início da agosto em São Paulo, ao superar Solonei Rocha, um dos principais maratonistas do Brasil. O paulista de 26 anos cumpriu o prognóstico com a vitória, superando José Roberto de Jesus e o queniano Kimosop Kiprono.



"Sempre entro para ganhar, mas nunca temos como prever o que vai acontecer. Hoje já larguei confiante e sabia que tinha condições de sair com a vitória. Estou muito feliz com tudo isso", disse Rafael, que ainda está definindo se vai para a Volta da Pampulha ou para a São Silvestre, como próximo desafio.



Daniel Balsa
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade