Atlético-MG enfrenta América-MG e mira classificação antecipada às semifinais do Mineiro
Clássico acontece neste sábado (24), às 16h30, pela penúltima rodada da primeira fase do Estadual
Atlético-MG e América-MG se enfrentam neste sábado (24), às 16h30, na Arena Independência. O jogo é válido pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Para o Galo, uma vitória pode encaminhar a classificação às semifinais do Estadual. O Alvinegro tem 10 pontos e lidera o Grupo B.
Apesar dos altos e baixos na competição, o Galo chega na penúltima rodada com condição de avançar de fase de forma antecipada. Para isso acontecer, o Atlético precisa vencer o Coelho e secar o Villa Nova, que recebe o Tombense hoje às 16h, no Castor Cifuentes. O Leão do Bonfim tem oito pontos e é o vice-líder da chave.
Do lado Alviverde, um triunfo contra o Galo sacramenta a liderança do Grupo C, além de garantir vaga na fase seguinte da competição. O América lidera a chave com 14 pontos. Quatro a mais do que o Athletic, que é o segundo colocado.
O Coelho também se classifica em caso de derrota da equipe de São João del-Rei para o Uberlândia neste sábado (24), às 17h, no Parque do Sabiá.
Vale lembrar que, de acordo com o regulamento do Estadual, os lideres de cada grupo mais o melhor segundo colocado geral avançam para fase semifinal.
TABU
Contra o América, o Galo defende um tabu de oitos anos pelo Campeonato Mineiro. A última vez que o Coelho venceu o Atlético foi no jogo de ida da final de 2016. O resultado foi por 2 a 1. Na volta, ficaram no empate, em 1 a 1, e o Alviverde foi campeão. Depois disso, o retrospecto aponta 11 vitórias do Atlético e cinco empates pelo Estadual.
DENTRO DE CAMPO
Para o duelo de logo mais, o Galo não contará com os zagueiros Igor Rabello e Maurício Lemos, o lateral-direito Mariano, e o meia Zaracho.Todos lesionados. Na zaga, Felipão deve escalar Bruno Fuchs. Já na ala, Saravia deve ser o escolhido.
Com o contrato renovado até o fim de 2026, Hulk é presença garantida e, no jogo, pode marcar o centésimo gol pelo clube mineiro. Apenas 18 jogadores atingiram o feito na história do Atlético. No Galo, o camisa 7 tem 99 gols em 178 jogos.
Já no América a dúvida em relação a condição de jogo do zagueiro Éder, que sente dores no joelho esquerdo. Caso não jogue, o garoto Júlio pode ser o substituto. O lateral-esquerdo Marlon e o atacante Renato Marques retornam de suspensão e ficam à disposição do técnico Cauan de Almeida.
ARBITRAGEM DE FORA
Rodrigo José Pereira de Lima (PE-FIFA) será o dono do apito no clássico de logo mais. A escolha por um árbitro de fora se deu após pedido do América-MG. De acordo com o clube, a ideia é que nenhuma equipe seja favorecida no jogo. Para definir a situação, a Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou um sorteio na última terça-feira (20), com a presença de representantes dos dois times.
Na quinta-feira (22), ficou definido que o pernambucano de 36 anos vai apitar o jogo. Ele será auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Luanderson Lima dos Santos. O quarto árbitro será Michelângelo Martins de Almeida Júnior. O VAR fica por conta da Daniel Nobre Bins.