Sampaoli se despede do Atlético e detalha seu legado: "Evitamos o pior"
Técnico argentino publicou a sua carta de despedida aos torcedores e destacou a importância de seu projeto de reformulação pro futuro do time
Nesta quinta-feira (19), Jorge Sampaoli se despediu oficialmente da torcida do Atlético. Uma semana após a sua demissão, o treinador argentino publicou uma carta aberta nas redes sociais. No texto, o comandante detalhou o intenso processo de reformulação do elenco e afirmou que esse planejamento era sustentado por três princípios fundamentais para o futuro.
O técnico explicou que seu plano visava deixar um legado duradouro no time. Ele comparou o momento atual com o seu trabalho de 2020, que ajudou a montar a base campeã brasileira no ano seguinte. Além disso, Sampaoli ressaltou a importância de contratar jovens atletas e de promover talentos da base de forma inédita:
"A contratação de jovens atletas com capacidades absolutas, preparados não apenas para atender às minhas ideias, mas para sustentar o modelo de qualquer treinador que viesse depois de mim - deixando um legado semelhante ao de 2020, quando jogadores indicados por mim e por meu grupo de trabalho trouxeram retorno esportivo e financeiro ao clube."
E continuou:
"A promoção de talentos formados e lapidados sob nosso olhar criterioso, com foco no médio prazo, visando resultados dentro e fora de campo e contribuindo para a sustentabilidade institucional. Este grupo recebeu atenção especial, formação comportamental e exigência compatível com o protagonismo e a valentia que sempre marcaram minhas equipes. Não tenho dúvidas de que, em breve, veremos representantes desse trabalho atuando nas quatro linhas, o que para mim, será motivo de profundo orgulho, pois tratava-se de um movimento singular, algo ainda não realizado no cenário nacional com tal convicção."
Ex-técnico do Atlético aponta cenário de risco e projeto para 2026
O argentino também relembrou o contexto turbulento da sua chegada em 2025. Ele citou o clamor popular que motivou o seu retorno após a saída de Cuca. Naquele momento, a equipe enfrentava grandes desafios no Campeonato Brasileiro. Apesar do perigo, Sampaoli comemorou o fato de ter evitado o rebaixamento e ainda ter alcançado uma final continental.
"Enfrentamos um cenário de risco iminente: a possibilidade de um possível rebaixamento e, com ele, a interrupção de um projeto idealizado em 2020. (…) Evitamos o pior. E, acima das expectativas, alcançamos a final da copa Sul-Americana, perdida nos pênaltis."
Por fim, o treinador encerrou a sua mensagem com um tom de gratidão e tranquilidade. Ele afirmou que encerra essa passagem pelo Atlético de forma muito pacífica. Sampaoli reconheceu que cometeu erros e acertos durante o processo. Contudo, ele reforçou o seu enorme respeito pela paixão dos torcedores e admitiu que o futebol exige a compreensão do fim dos ciclos profissionais:
"Saio com a consciência serena. Entre erros e acertos - inevitáveis em uma trajetória intensa -, procurei ser mais um de vocês, parte da massa, respeitando profundamente a paixão que nutrem por essas cores. Há momentos em que não nos é permitido fazer mais. Compreender e respeitar os ciclos também é parte desta profissão, por vezes tão exigente e implacável."
Veja a postagem completa abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.