Aos 87 anos, morre Wlamir Marques, um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil
'Diabo Loiro', como era conhecido, conquistou inúmeras medalhas com a seleção brasileira e foi inspiração para criação de troféu
Morreu em São Paulo, aos 87 anos, Wlamir Marques, histórico jogador de basquete brasileiro, que foi bicampeão mundial e medalhista olímpico. Ele possuiu uma vasta carreira, incluindo passagens notáveis como técnico, comentarista e professor.
Wlamir Marques morreu aos 87 anos, nesta terça-feira, 18, no Hospital Santa Magiore, em São Paulo. O ex-jogador foi um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro, protagonista da equipe que conquistou o bicampeonato mundial em 1959 e 1963, além das duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Roma (1960) e Tóquio (1964). A causa da morte não foi divulgada.
Wlamir Marques ficou conhecido como 'Diabo Loiro' e ostentou a camisa 5 da Seleção Brasileira por muitos anos. Versátil, o ex-jogador atuou em todas as posições dentro de quadra: pivô, ala e armador.
Em 2016, o ginásio do Corinthians foi batizado com seu nome, e a camisa 5 do alvinegro foi aposentada. Já em 2021, Wlamir entrou para o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Da minha parte me faltam palavras para agradecer as tantas homenagens, realmente sou um cara escolhido por Deus, ali naquele ginásio meu peito pulsa amor e felicidade. Sinto que ali ainda sou alguém. Infelizmente, para os futuros atletas, aquela camisa de número 5 foi eternizada, ninguém mais poderá vesti-la, a última me foi ofertada", festejou Wlamir, ao ser homenageado pelo Corinthians.
Wlamir também atuou como técnico de equipes como Jundiaí, Palmeiras, Hebraica e Pinheiros; comando equipes femininas, como XV de Piracicaba, Corinthians e São Caetano. Foi comentarista esportivo, professor universitário e inspirou a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) a criar um troféu, com seu nome, para o melhor jogador em quadra do Campeonato Brasileiro adulto, bem como elaborar um selo para a honraria.
Em 2019, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) reconheceu a atuação de Wlamir em 1965, quando o Corinthians enfrentou o Real Madrid, pela percursora da Copa Intercontinental de Clubes, como uma das grandes atuações da história. Na ocasião, o Diabo Loiro marcou 51 pontos. Com o desempenho, o Corinthians venceu o Real Madrid por 118 a 109.
Antes da bola subir para a estreia do #Timão em casa pela Liga Ouro, uma justa homenagem a Wlamir Marques, lenda das quadras e que dá nome ao ginásio alvinegro!#VaiCorinthians#BasqueteCorinthians pic.twitter.com/MSdgX1gkxL
— Corinthians (@Corinthians) March 8, 2018