Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aos 87 anos, morre Wlamir Marques, um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil

'Diabo Loiro', como era conhecido, conquistou inúmeras medalhas com a seleção brasileira e foi inspiração para criação de troféu

18 mar 2025 - 13h12
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Morreu em São Paulo, aos 87 anos, Wlamir Marques, histórico jogador de basquete brasileiro, que foi bicampeão mundial e medalhista olímpico. Ele possuiu uma vasta carreira, incluindo passagens notáveis como técnico, comentarista e professor.

Wlamir Marques morreu aos 87 anos, nesta terça-feira, 18, no Hospital Santa Magiore, em São Paulo. O ex-jogador foi um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro, protagonista da equipe que conquistou o bicampeonato mundial em 1959 e 1963, além das duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Roma (1960) e Tóquio (1964). A causa da morte não foi divulgada. 

Wlamir Marques ficou conhecido como 'Diabo Loiro' e ostentou a camisa 5 da Seleção Brasileira por muitos anos. Versátil, o ex-jogador atuou em todas as posições dentro de quadra: pivô, ala e armador.

Wlamir Marques entrou para o Hall da Fama do COB
Wlamir Marques entrou para o Hall da Fama do COB
Foto: Reprodução

Em 2016, o ginásio do Corinthians foi batizado com seu nome, e a camisa 5 do alvinegro foi aposentada. Já em 2021, Wlamir entrou para o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

"Da minha parte me faltam palavras para agradecer as tantas homenagens, realmente sou um cara escolhido por Deus, ali naquele ginásio meu peito pulsa amor e felicidade. Sinto que ali ainda sou alguém. Infelizmente, para os futuros atletas, aquela camisa de número 5 foi eternizada, ninguém mais poderá vesti-la, a última me foi ofertada", festejou Wlamir, ao ser homenageado pelo Corinthians.

Wlamir também atuou como técnico de equipes como Jundiaí, Palmeiras, Hebraica e Pinheiros; comando equipes femininas, como XV de Piracicaba, Corinthians e São Caetano. Foi comentarista esportivo, professor universitário e inspirou a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) a criar um troféu, com seu nome, para o melhor jogador em quadra do Campeonato Brasileiro adulto, bem como elaborar um selo para a honraria.

Wlamir Marques, em ação pelo Corinthians, contra o Real Madrid
Wlamir Marques, em ação pelo Corinthians, contra o Real Madrid
Foto: Reprodução

Em 2019, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) reconheceu a atuação de Wlamir em 1965, quando o Corinthians enfrentou o Real Madrid, pela percursora da Copa Intercontinental de Clubes, como uma das grandes atuações da história. Na ocasião, o Diabo Loiro marcou 51 pontos. Com o desempenho, o Corinthians venceu o Real Madrid por 118 a 109.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade