Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Warren Buffett ajuda oferta da Occidental pela Anadarko com US$10 bi

30 abr 2019 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett, empenhou nesta terça-feira 10 bilhões de dólares para a oferta da Occidental Petroleum pela Anadarko Petroleum, de 38 bilhões de dólares em dinheiro e ações, aumentando a chance da Oxy de vencer disputa com a Chevron.

Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway 
06/05/2018
REUTERS/Rick Wilking
Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway 06/05/2018 REUTERS/Rick Wilking
Foto: Reuters

Occidental e Chevron travam uma das maiores batalhas de aquisição na indústria petrolífera em anos, à medida que visam os valorizados ativos da Anadarko no grande campo de petróleo não convencional ("shale") da bacia de Permian, oeste do Texas.

Na segunda-feira, a Anadarko concordou em iniciar negociações com a Occidental, afirmando que sua oferta é potencialmente superior à do acordo existente com a Chevron pela compra da Anadarko por 33 bilhões de dólares em dinheiro e ações.

O dinheiro da Berkshire dá à Occidental flexibilidade para financiar e até mesmo aumentar sua proposta. A Anadarko expressou anteriormente reservas quanto ao risco de a Occidental ter de passar todos os acordos por seus acionistas. Agora, a Oxy pode utilizar a maior parte do investimento da empresa de Buffett para adicionar valor à sua oferta e remover a necessidade de uma votação, se assim desejar.

O investimento da Berkshire, que depende da conclusão da aquisição da Anadarko pela Occidental, também poderia pagar parte da dívida assumida para viabilizar a parcela em dinheiro do acordo, ou cobrir de 10 bilhões a 15 bilhões de dólares em receitas com vendas de ativos planejadas pela Occidental nos dois anos seguintes à aquisição.

Analistas disseram que o apoio de Buffett à Occidental sustenta a definição do acordo, mas vem a um preço alto.

A Berkshire Hathaway receberá 100 mil ações preferenciais e um mandado para aquisição de até 80 milhões de ações da Occidental a 62,50 dólares cada em uma oferta privada, disse a Oxy em comunicado.

As ações preferenciais acumularão dividendos a 8 por cento ao ano, em comparação com um yield de cerca de 5 por cento da ação ordinária e 4 por cento da dívida a prazo, disse o analista Matthew Portillo, da Tudor Pickering Holt.

"Para os acionistas da Occidental, nossa visão é de que esse é um custo bastante alto de financiamento para a transação, ainda que gere uma boa manchete ter a Berkshire Hathaway como potencial participante."

É raro para Buffett participar de uma guerra de ofertas por uma empresa. A última vez em que ele o fez foi em 2016, apoiando um consórcio que incluía Dan Gilbert, fundador da Quicken Loans, em uma mal sucedida tentativa de compra dos ativos de internet do Yahoo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade