Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Wall Street encerra em forte queda devido a preocupações com IA

5 fev 2026 - 18h18
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Wall Street encerrou em forte queda nesta quinta-feira, conforme o índice de tecnologia Nasdaq foi pressionado para seu nível mais baixo desde novembro pelas perdas da Microsoft, Amazon e outras gigantes da tecnologia, depois ‌que a Alphabet anunciou que pode dobrar os gastos de capital em inteligência artificial (IA) na corrida para dominar ‌a tecnologia emergente.

O S&P 500 caiu 1,23%, para 6.798,40 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq cedeu 1,59%, para 22.540,59 pontos. O Dow Jones perdeu 1,20%, para 48.908,72 pontos.

As ações da Alphabet caíram 0,55% depois que a controladora do Google anunciou que planeja investir até US$185 bilhões em capital em 2026. Juntas, ‍ela e suas rivais da Big Tech devem gastar coletivamente mais de US$500 bilhões em IA este ano.

Somando-se às perdas recentes, a Microsoft caiu 5%, a Palantir perdeu 6,8% e a Oracle recuou 7%.

A Amazon perdeu 4,4% durante o pregão regular e depois caiu mais 10% após ‌o fechamento do mercado, juntando-se às outras grandes empresas de tecnologia na ‌projeção de investimentos massivos em 2026. Esse foi o mais recente sinal de que as empresas de tecnologia não vão frear tão cedo os pesados investimentos em IA.

Nos últimos meses, investidores ficaram mais cautelosos com os gastos pesados em IA, aguardando sinais mais fortes de que esses investimentos estão realmente aumentando a receita e os lucros.

"Esta é a primeira vez que vemos as empresas de large-cap de tecnologia —— como Microsoft, Alphabet e Amazon —— passarem por um ciclo de gastos de capital realmente grande... e estamos vendo essa volatilidade sobre se esse investimento se traduzirá, em última análise, em resultados", disse Tom Hainlin, estrategista de investimentos do U.S. Bank Wealth Management.

Investidores também se preocuparam esta semana com a possibilidade de que as ferramentas de IA em rápida evolução possam prejudicar a demanda por software tradicional, reduzindo as margens de lucro em todo o setor.

O setor de software e serviços do S&P 500 recuou 4,6%, registrando a sétima sessão consecutiva de queda.

"O comércio de IA, que foi o acelerador no ano passado, talvez seja o extintor este ano, com as pessoas percebendo que a IA ‌vai ajudar certos tipos de empresas, mas também vai prejudicar, particularmente o software, por exemplo", disse Melissa Brown, diretora-gerente de pesquisa de decisões de investimento da SimCorp.

Nove dos 11 setores do S&P 500 caíram, liderados pela queda de 2,75% do de materiais, seguido por uma perda de 2,59% no de bens de consumo discricionário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade