PUBLICIDADE

Volkswagen cortará outros 3 bilhões de euros em custos para impulsionar margens

6 dez 2018 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Volkswagen anunciou mais 3 bilhões de euros em cortes de custos nesta quinta-feira, em um esforço para acelerar as margens de lucro de sua marca principal, VW.

Logo da Volkswagen durante São do Automóvel de São Paulo
06/11/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
Logo da Volkswagen durante São do Automóvel de São Paulo 06/11/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

Ainda batalhando para se recuperar de um escândalo em 2015 sobre fraudes no teste de emissões de poluentes, a montadora alemã tem reduzido custos para financiar uma mudança ambiciosa para carros elétricos e condução autônoma.

Um dos principais objetivos é melhorar as margens da marca VW, sua maior divisão em vendas, mas que há muito tempo fica atrás da rentabilidade de rivais como a japonesa Toyota, em parte devido aos altos custos trabalhistas de suas fábricas alemãs.

"Até 2020, atingiremos três bilhões de euros em redução de custos e agora buscamos mais três bilhões até 2023", disse Arno Antlitz, membro do conselho responsável pelas finanças da VW, em entrevista coletiva em Wolfsburg, na Alemanha.

Isso deve ajudar a marca a atingir uma margem de lucro de pelo menos 6 por cento até 2022, três anos antes do planejado anteriormente, acrescentou a empresa.

A Volkswagen informou que pretende reduzir as despesas administrativas e eliminar a complexidade da linha de modelos da marca, ao mesmo tempo em que se esforça para aumentar a produtividade de suas fábricas em cerca de 30 por cento até 2025.

A empresa não deu detalhes sobre cortes de empregos, mas descartou demissões forçadas. A empresa disse que a VW iniciou conversas com líderes trabalhistas sobre o plano e que as discussões foram construtivas.

A marca VW pretende investir mais de 11 bilhões de euros em veículos elétricos, digitalização, direção autônoma e serviços de mobilidade até 2023, com a maior parte destinada a carros elétricos, disse a empresa.

A Volkswagen também disse que as negociações sobre uma possível aliança com a rival norte-americana Ford estavam indo bem, e que isso seria atualizado no início de 2019. As empresas estão explorando áreas de cooperação potencial, incluindo carros elétricos e autônomos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade