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Como sua mensagem pode ser prejudicada por uma má comunicação?

Você já viveu alguma situação em que sua fala foi compreendida inadequadamente ou mesmo totalmente incompreendida?

29 jul 2020 - 08h00
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Speaker! Como você está?

Você já viveu alguma situação em que sua fala foi compreendida inadequadamente ou mesmo totalmente incompreendida?

Muitos dos problemas nas relações de trabalho vêm desses ruídos na comunicação. Em outros tantos casos, um profissional deixa de ascender em sua trajetória porque não sabe falar sobre suas competências, não sabe defender suas ideias.

Quantas e quantas vezes encontrei pessoas incríveis, com ideias maravilhosas, mas com grandes dificuldades para expressar todo o conhecimento que possuem? Muitas!

Uma mensagem pode ser MUITO prejudicada por uma má comunicação. Na nossa conversa de hoje, explico como isso acontece e, claro, o que fazer para evitar problemas assim.

Vamos lá?

Foto: Shutterstock

Quando o problema é o conteúdo

Uma das grandes razões pelas quais uma mensagem não é compreendida pelo seu receptor – isto é, para a pessoa ou as pessoas com quem você se comunica – é a má organização do conteúdo.

Para que uma fala seja compreensível, é importante que esteja organizada, tenha uma sequência lógica e seja assertiva. Caso contrário, será difícil que os demais entendam o que está sendo dito. Ou pode ser que entendam de uma maneira distorcida.

Como evitar?

Para organizar uma fala, é preciso, antes de mais nada, saber organizar o próprio raciocínio. Essa é uma habilidade que as pessoas desenvolvem e aprimoram e que está diretamente ligada à inteligência emocional.

Uma das técnicas mais eficientes para organização do raciocínio e, consequentemente, da fala é o MAPA MENTAL. Ele pode ser aplicado tanto em apresentações em público quanto em situações mais cotidianas, como uma entrevista ou reunião.

O mapa mental consiste em criar um pequeno roteiro para o conteúdo da sua mensagem. Dividir esse conteúdo em tópicos que se relacionem entre si e, finalmente, atribuir uma palavra-chave para cada um deles.

Alguns cuidados para organizar a sua fala são:

1. Definir o assunto central que será abordado;

2. Selecionar o que será dito, priorizando o que for essencial;

3. Pensar em uma sequência lógica que una cada trecho da sua fala;

4. Praticar o conteúdo com antecedência;

Quando o problema é a linguagem não-verbal

Mesmo os conteúdos bem organizados podem ser mal entendidos ou mal interpretados devido a problemas na dinâmica não-falada, ou seja, na linguagem não-verbal daquele que comunica.

Nós não nos comunicamos apenas com palavras. Nossos gestos, olhares, posturas, voz e expressões faciais também emitem uma mensagem. Dependendo da forma como agimos, podemos impulsionar ou prejudicar o conteúdo que queremos transmitir.

Por exemplo, a voz. Quem fala de uma maneira monótona (ou seja, mantendo o mesmo tom de voz o tempo todo) ou em um ritmo de fala excessivamente lento ou excessivamente curto prejudica a transmissão da sua mensagem.

Por outro lado, se as expressões faciais não estão em harmonia com o que dissemos, há um ruído na comunicação. Se, por exemplo, estou falando de algo alegre, mas me mantenho séria, a minha fala não terá o mesmo efeito.

Considerando tudo isso, alguns cuidados para organizar a sua fala são:

- Aprimore a sua expressão vocal: isso significa saber usar a sua voz da melhor forma, alterando o tom, encontrando um ritmo adequado e aplicando pausas intencionais;

- Aprimore sua expressão corporal: garanta que seus gestos e expressões faciais não contradigam o que você diz e, mais que isso, impulsionem o seu conteúdo;

- Deixe para trás o mito da neutralidade: o seu corpo e sua voz são instrumentos eficientes de expressão – saiba usá-los!

Conseguir se expressar com clareza e assertividade é encontrar a sua melhor versão, sua autenticidade, sua verdade. Isso é importantíssimo tanto no âmbito pessoal quanto (e principalmente) no aspecto profissional.

Desenvolva uma comunicação de excelência! Isso é o que demanda o mundo moderno!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
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