PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Em tempos de Coronavírus, saiba como se preparar para as conference calls

Para os profissionais, saber lidar com reuniões online será um requisito central para enfrentar as consequências do Covid-19 no cotidiano.

16 mar 2020 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Para os profissionais, saber lidar com reuniões online será um requisito central para enfrentar as consequências do Covid-19 no cotidiano corporativo.

Olá, Speaker!

Com o aumento de casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) no nosso país, já se começa a desencorajar tudo o que implica na aglomeração de pessoas – shows, espetáculos, conferências, eventos, reuniões e por aí vai. E como isso afetará o dia a dia corporativo?  

Bem, para as empresas, medidas como aumentar o número de profissionais trabalhando em home office, cancelar viagens internacionais e substituir as reuniões presenciais pelas conference calls são algumas das decisões que já estão acontecendo no Brasil.

Por isso mesmo, é imprescindível saber adaptar a comunicação interna e externa da empresa para evitar problemas no rendimento das equipes e facilitar a execução de tarefas. A sua empresa está preparada para esse novo cenário?

Foto: Shutterstock

Essa reunião poderia ser um e-mail?

Reuniões muitas vezes dispensáveis são um dos problemas mais comuns no âmbito corporativo. Em tempos de Coronavírus, no entanto, a necessidade de repensar se é mesmo preciso um encontro presencial se faz ainda maior.

Se você ocupa um cargo de liderança, procure sempre fazer a seguinte pergunta antes de mandar uma mensagem convocando seus liderados para uma reunião: esse assunto pode ser resolvido por e-mail?

Caso a resposta seja positiva, ótimo. Se a resposta for não, limite o número de pessoas que participarão da reunião. Essa é uma forma de otimizar o encontro, garantindo que estejam presentes apenas os profissionais que, de fato, se relacionam com o assunto em discussão.

Repito: esses cuidados não são exclusivos para esse momento atípico devido ao Covid-19. Na prática, são técnicas que todo líder deve ter cotidianamente para diminuir o tempo gasto em reuniões pouco produtivas e/ou desnecessárias. Porém, no nosso contexto atual, eles se fazem ainda mais importantes.

E as conference calls, como dirigir e participar de uma reunião assim?

As reuniões online – também chamadas de conference calls – já têm sido muito utilizadas por profissionais em todo o mundo. Agora, com o Coronavírus, essa ferramenta será ainda mais presente no cotidiano corporativo. Portanto, é preciso se preparar para elas e garantir que sejam proveitosas.

Para os líderes, que, frequentemente, são aqueles responsáveis por dirigir as reuniões, alguns cuidados são importantes para ter boas conference calls. Vejamos alguns:

Determinar as diretrizes da reunião logo no início

Isso significa não deixar tudo para o improviso. Prepare uma pauta da reunião, assim como faria se ela acontecesse de maneira presencial. Uma boa ideia é inserir um tempo estimado de duração do encontro nessa pauta e compartilhar o arquivo com os demais participantes.

Se possível, optar por mostrar o seu rosto e solicitar que os demais façam o mesmo

A linguagem não-verbal não deixa de ser importante em reuniões online. Assim como acontece em reuniões “tradicionais”, os gestos e as expressões faciais também fazem parte da dinâmica envolvida no processo.

Ter cuidado com o cenário escolhido

Mesmo se você estiver em casa, procure estar em um ambiente clean, sem nada que “polua” o seu enquadramento. Essa é uma forma de evitar que elementos externos roubem a atenção dos participantes, tirando o foco do conteúdo. Esse cuidado é essencial para manter o tom profissional e zelar pela sua imagem.

Propor interação com os demais participantes

Reter a atenção das pessoas é sempre um desafio. Em conferências online, os participantes estão a poucos cliques de diversos sites e redes sociais. Propor pequenos exercícios de interação, como pedir que façam anotações, é uma técnica eficiente.

Dê atenção para a parte técnica

Antes de iniciar a conferência online, teste sua câmera e microfone. Também é aconselhável verificar sua conexão com a internet. Problemas técnicos recorrentes prejudicam muito a reunião.

Ainda sobre cuidados técnicos, se você precisar desligar o seu microfone por um tempo durante a conferência, avise os demais.

Garantir uma boa comunicação deve ser prioridade em tempos de trabalho remoto. Por isso mesmo, prepare-se e prepare a sua equipe para incorporar reuniões online no dia a dia e saber lidar com elas da melhor maneira. Se precisar de ajuda, fale com a nossa equipe de especialistas em comunicação! 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade