Veja os 20 livros de empreendedorismo mais vendidos em 2011
26 jan2012 - 07h40
Compartilhar
Elaborado pela Livraria Saraiva especialmente para o
1° - Inovação - a Arte de Steve Jobs(Carmine Gallo, Editora Lua de Papel)Gallo mostra como o "pense diferente", slogan da Apple, representava mais do que uma ferramenta de marketing para o empresário Steve Jobs, que morreu em outubro de 2011.
Foto: Divulgação
Terra
, o ranking com os 20 livros mais vendidos sobre empreendedorismo em 2011 revela um forte interesse dos leitores em histórias inspiradoras de grandes empreendedores, livros que falam sobre gestão e obras que ajudam o interessado a tomar a decisão de empreender.
Os três primeiros títulos da lista são relatos de histórias de vida reais de empreendedores de sucesso. No primeiro deles,
Inovação - a Arte de Steve Jobs
, a autora Carmine Gallo elabora uma lista com os sete princípios que estariam por trás da genialidade do fundador da Apple. São eles: faça o que você gosta; cause impacto no universo; ponha o cérebro para funcionar; venda sonhos em vez de produtos; diga não a mil coisas; crie experiências incríveis e defina bem a sua comunicação.
Entre os livros de gestão, o mais bem colocado é
Superdicas para Empreender o Seu Próprio Negócio
, em quarto lugar no ranking. A obra é um guia com 60 dicas sobre empreendedorismo. Na dica de número 20, por exemplo, o autor cita o premiê britânico Winston Churchill e a célebre frase "sangue, suor e lágrimas", em alusão ao esforço que um empreendedor precisa fazer para ver seu negócio prosperar.
Na 12° posição está
Empreenda(Quase) Sem Dinheiro
, mais bem colocado entre os livros focados em ajudar na tomada de decisão de empreender. Na obra, o autor mostra como obter e utilizar recursos financeiros, maior preocupação daqueles que desejem empreender mas não sabem como.
Confira, na aba fotos, a lista dos 20 livros de empreendedorismo mais vendidos em 2011
CrossContent Especial para o Terra
1° - Inovação - a Arte de Steve Jobs(Carmine Gallo, Editora Lua de Papel)Gallo mostra como o "pense diferente", slogan da Apple, representava mais do que uma ferramenta de marketing para o empresário Steve Jobs, que morreu em outubro de 2011.
Foto: Divulgação
2° - Oportunidades Disfarçadas (Carlos Domingos, Editora Sextante)O livro reúne 200 casos reais de companhias e empresários que transformaram grandes problemas em chances de crescimento.
Foto: Divulgação
3° - Startup Brasil(Marina Vidigal e Pedro Mello, Editora Agir)Na obra, são contadas dez histórias de empreendedores brasileiros de sucesso. O objetivo é inspirar quem deseja abrir o próprio negócio.
Foto: Divulgação
4° - Superdica para Empreender seu Próprio Negócio(Ruy Leal, Editora Saraiva)Guia com 60 dicas práticas que vão desde como gerenciar as dificuldades iniciais até pensar no futuro do empreendimento.
Foto: Divulgação
5° - De Onde Vêm as Boas Ideias(Steven Johnson, Editora Jorge Zahar) O autor faz um retrospecto das descobertas e invenções humanas para comprovar a sua teoria de que mentes brilhantes não nascem geniais. Com isso, ele elabora sete padrões fundamentais que estariam por trás de qualquer inovação.
Foto: Divulgação
6° - Empreendedorismo - Transformando Ideias em Negócios(José Carlos Assis Dornelas, Editora Elsevier Campus)A obra pode ser aproveitada tanto pelos interessados em abrir um negócio quanto por aqueles que já estão no mercado. O autor dá dicas de como obter capital de risco e acesso a recursos dos governos, por exemplo.
Foto: Divulgação
7° - O Administrador de Sonhos(Matthew Kelly, Editora Sextante)Para superar a alta rotatividade e desmotivação dos funcionários, Kelly recomenda que o empreendedor atue como alguém que está, de fato, interessado em realizar os sonhos profissionais dos colaboradores.
Foto: Divulgação
8° - Inovação Em Modelos de Negócios(Alexander Osterwalder e Yves Pig,Editora Alta books)O objetivo do livro é oferecer ferramentas para que o empreendedor possa testar, compreender e implementar um modelo de negócio.
Foto: Divulgação
9° - Design Thinking(Tim Brown, Editora Elsevier Campus)O livro é baseado no conceito de design thinking, um processo colaborativo cujo objetivo é tornar pessoas e empresas mais criativas e inovadoras.
Foto: Divulgação
10° - O Mito do Empreendedor(Michael Gerber, Editora Fundamento)A obra tem o objetivo de responder às perguntas: por que muitos negócios fracassam? O que você pode fazer para vencer?
Foto: Divulgação
11° - O Livro Negro do Empreendedor(Fernando Trías de Bes, Editora Best Seller) O fracasso nos negócios, tabu do empreendedorismo, é o tema da obra de Bes. O objetivo é fazer uma análise esclarecedora da realidade empresarial e, com isso, orientar os empreendedores.
Foto: Divulgação
12° - Empreenda (Quase) Sem Dinheiro (José Dornelas, Editora Saraiva)Guia com 101 maneiras de evitar os erros mais comuns relacionados à obtenção e utilização de recursos nas empresas.
Foto: Divulgação
13° - Empreenda nos Finais de Semana (e Fique Rico) (José Dornelas, Editora Saraiva)Com informações objetivas e práticas, a obra auxilia o leitor na tarefa de empreender nas horas vagas.
Foto: Divulgação
14° - Finanças Para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros (Gustavo Cerbasi e Rafael Paschoarelli, Editora Saraiva)O livro parte da premissa de que saber interpretar os números da empresa é tão importante quanto saber como vender.
Foto: Divulgação
15° - Oficina do Empreendedor (Fernando Dolabela, Editora Sextante)A obra explica passo a passo as etapas do processo de criação de uma empresa, desde a concepção da ideia até a concretização do negócio.
Foto: Divulgação
16° - Empreenda Antes dos 30(Caio Ferraz Junior, Eduardo Vilas Boas e José Dornelas, Editora Saraiva)Apesar do título, a obra não é exclusiva para jovens. O objetivo é dar dicas que poderão ser utilizadas em todas as fases da vida e da empresa. O lema do livro é "não importa a idade, o importante é começar cedo".
Foto: Divulgação
17° - Ninguém É Empreendedor Sozinho - O Novo Homo Habilis (Luiz Marins, Editora Saraiva)O autor usa uma linguagem simples para abordar os desafios de empreender, tanto para quem abre um negócio como para o profissional que usa o seu espírito empreendedor para alcançar sucesso dentro de uma empresa.
Foto: Divulgação
18° - Sonhos e Riscos Bem Calculados - O que É e o que Faz o Empreendedor (Fernando Dolabela, Editora Saraiva)Dolabela propõe uma reflexão sobre o que significa ser um empreendedor. Ele mostra, por exemplo, que não é preciso deixar de lado os valores éticos para concretizar o sonho de ter uma empresa.
Foto: Divulgação
19° - Empreendedores Esquecidos (Fábio Zugman, Editora Elsevier Campus)O livro é voltado para profissionais que, embora empreendedores, raramente são reconhecidos dessa maneira. São eles médicos, dentistas, advogados, arquitetos, psicólogos, contadores e outros prestadores de serviços.
Foto: Divulgação
20° - Empreendedor Rico (Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Editora Elsevier Campus)Com o subtítulo "10 lições práticas para ter sucesso no seu próprio negócio", o livro serve de incentivo para aqueles que têm espírito empreendedor.