Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

União Europeia lamenta tarifas dos EUA e diz que responderá 'com firmeza' se bloco for taxado

Para União Europeia, tarifas criam 'perturbações' econômicas desnecessárias e alimentam a inflação

2 fev 2025 - 13h07
(atualizado às 20h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia "lamentou" neste domingo, 2, a decisão dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre produtos do Canadá, México e China e disse que responderá "com firmeza" se o bloco for taxado.

"A UE está firmemente convencida de que as tarifas baixas promovem o crescimento e a estabilidade econômica", mas 'responderá com firmeza' se lhe forem aplicadas tarifas 'injustas', advertiu a Comissão Europeia.

No sábado, 1, o presidente Donald Trump cumpriu sua ameaça de impor tarifas aos três principais parceiros comerciais dos EUA, que juntos representam mais de 40% das importações do país.

Ele anunciou tarifas de 25% sobre os produtos do Canadá e do México e um adicional de 10% sobre os produtos chineses. "As tarifas criam perturbações econômicas desnecessárias e alimentam a inflação. Elas são ruins para todas as partes", disse a Comissão Europeia, julgando que 'mercados abertos e respeito às regras do comércio internacional são essenciais para um crescimento econômico forte e sustentável'.

Embora Trump tenha falado várias vezes sobre a imposição de tarifas também sobre produtos europeus, o executivo de Bruxelas disse que não há informações sobre o assunto no momento.

"Nossas relações comerciais e de investimento com os Estados Unidos são as mais importantes do mundo. Os riscos são consideráveis. Nós dois devemos buscar fortalecer essas relações", acrescentou a Comissão./AFP

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade