Trump volta a criticar Powell em meio a preocupações do mercado com a independência do Fed
Presidente dos EUA afirmou que chefe do BC americano é 'idiota, incompetente e desonesto' e 'não fez um bom trabalho'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou as críticas ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, enquanto as preocupações sobre a independência do BC americano se mantêm, após o chefe da instituição monetária ser alvo de investigação do Departamento de Justiça (DoJ).
"Powell é idiota, incompetente ou desonesto, mas certamente ele não faz um bom trabalho", disse para repórteres nesta terça-feira, 13, antes de embarcar para uma viagem a Michigan, onde fará um discurso sobre economia.
Para Trump, o relatório de inflação divulgado nesta terça-feira fornece à Powell a chance de corte nas taxas de juros. Segundo a ferramenta de monitoramento do CME Group, no entanto, as apostas de uma manutenção em janeiro são de 95%.
O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,2% em dezembro em base sazonalmente ajustada, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam alta de 0,35%.
Na comparação anual, o CPI avançou 2,6% em dezembro, ficando também aquém da projeção de alta de 2,7%.
Em novembro, o núcleo subiu 2,6% ante um ano antes, mas a comparação mensal não foi divulgada. Devido à paralisação do governo dos EUA, o relatório passado abordou dados referentes aos dois meses entre setembro e novembro.