Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump fez referência a números baixos do PIB nas redes sociais antes da divulgação e culpou paralisação

20 fev 2026 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald ‌Trump, aparentemente sinalizou um resultado decepcionante no final do ano para o crescimento econômico do país antes da divulgação dos dados, criticando o papel que os democratas desempenharam na prolongada paralisação do governo no ano passado que derrubou os números gerais da produção econômica.

"A paralisação democrata custou aos ⁠EUA pelo menos dois pontos no PIB. É por isso que eles ‌estão fazendo isso, em versão miniatura, novamente. Sem paralisações! Além disso, TAXA DE JUROS MENOR. Powell 'atrasado demais' é o PIOR!!!", disse Trump nas ‌redes sociais mais de meia hora antes da ‌divulgação dos novos dados do governo.

Os dados mostraram que a ⁠economia cresceu apenas 1,4% nos últimos três meses do ano, com a paralisação federal de 43 dias, de 1º de outubro de 2025 a 12 de novembro de 2025, reduzindo esse número em cerca de 1,15 ponto percentual.

O presidente recebe alguns dados econômicos com antecedência, mas as autoridades eleitas ‌tradicionalmente evitam comentar até que esses relatórios sejam divulgados. Seu pedido por ‌taxa de juros mais baixa ⁠tornou-se um refrão ⁠comum, com o Federal Reserve agora aguardando a transição para um novo chair, Kevin ⁠Warsh, nomeado por Trump para assumir ‌o cargo após o ‌término do mandato de Jerome Powell em maio.

A queda de 16,6% nos gastos federais no último trimestre foi a maior desde o início da década de 1970.

A postagem inicial de Trump pareceu coincidir com ⁠um salto nos volumes de negociação de futuros de índices de ações, mas houve pouca mudança nos preços de mercado ou nos rendimentos dos títulos após seus comentários.

O porta-voz da Casa Branca Kush Desai, respondendo a perguntas sobre os comentários de ‌Trump acerca de dados que ainda não haviam sido divulgados, concentrou-se na mudança implícita nos dados para um crescimento mais forte do setor privado.

"O ⁠relatório do PIB de hoje mostrou que o presidente Trump continua a proporcionar um crescimento econômico robusto liderado pelo setor privado, com forte consumo e investimento", disse ele, argumentando que, se isolados, os números do setor privado "superaram" as estimativas de outros sobre o crescimento dos EUA.

"A recuperação econômica dos Estados Unidos deve acelerar ainda mais em 2026", disse ele.

De fato, o impacto das paralisações do governo é normalmente visto como temporário, semelhante ao impacto das tempestades que reduzem o crescimento econômico em um determinado período, mas que é compensado no futuro. Os funcionários públicos que perderam seus salários, por exemplo, acabam recebendo os salários atrasados e compensam os gastos atrasados ou reabastecem suas economias reduzidas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade