Trump diz que Fed deve promover 'grande corte' de juros nesta quarta-feira
Republicano volta a criticar presidente do Fed, Jerome Powell, e sinaliza que já tem três nomes para substituí-lo
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo, 14, que espera "um grande corte" na taxa básica de juros do país a partir da reunião do Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) que vai ocorrer nesta quarta-feira, 10. O mercado espera redução de 0,25 ponto porcentual nos Fed Funds.
Na ocasião, o republicano voltou a criticar o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) Jerome Powell, a quem chamou de incompetente por manter os juros. "O comandante do Fed é incompetente e está machucando o mercado imobiliário", comentou.
Questionado sobre se houve progressos em relação à substituição de Powell como comandante do Fed, Trump afirmou que há três pessoas de quem ele gostaria muito para o cargo. "Qualquer uma delas faria um bom trabalho", disse Trump a repórteres.
Powell deve ficar na chefia do Banco Central americano até maio do ano que vem, quando termina o seu mandado. As críticas deste domingo não são as primeiras usadas pelo republicano contra Powell e o Fed.
Em 25 de agosto, Trump anunciou a destituição imediata de Cook de seu cargo, alegando falta de "confiança na integridade" da diretora que, supostamente, teria cometido fraude hipotecária. Na última terça-feira, 9, um tribunal federal de Washington decidiu que a diretora poderia permanecer no cargo.