Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Trump disse que Pix incomoda porque ele vai acabar com o cartão de crédito', diz Lula

Após ameaçar o Brasil com tarifas de importação de 50% EUA Trump iniciou investigação comercial sobre o País

17 jul 2025 - 19h57
(atualizado às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 17, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está incomodado com o Pix porque a modalidade vai acabar com o cartão de crédito.

"Ele disse que o Pix incomoda porque vai acabar com o cartão de crédito", comentou o presidente, que reiterou o compromisso de ampliar o uso da ferramenta financeira. "Vamos criar o Pix parcelado, e isso é uma invenção do Brasil", disse durante cerimônia de entregas do PAC em Juazeiro (BA).

Lula falou sobre o tarifaço de Trump no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Goiânia
Lula falou sobre o tarifaço de Trump no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Goiânia
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Após ameaçar o Brasil com tarifas de importação de 50% a partir de 1º de agosto, o governo Trump iniciou uma investigação sobre o Brasil.

Na justificativa, o governo dos EUA cita alguns pontos que considera prejudiciais à atuação das empresas americanas, como a questão da propriedade intelectual, existência de tarifas preferenciais para outros países, taxas mais altas para o etanol americano, desmatamento ilegal e até mesmo o Pix.

Lula aproveitou o evento para defender projetos prioritários de seu governo, que está em busca de solidificar a melhora na aprovação proporcionada pelos eventos recentes envolvendo o tarifaço. São eles a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e a reformulação do Vale-Gás para famílias de baixa renda.

Apesar dos ataques recentes, o presidente reforçou que o Brasil busca manter relações pacíficas com outros países. Ele afirmou que os brasileiros não querem brigar com ninguém, mas desejam "trabalhar, crescer e ser respeitados".

'O Pix é nosso, my friend'

Nesta quarta-feira, 16, o governo Lula usou as redes sociais para se posicionar contra a inclusão do Pix no rol das investigações de Trump sobre práticas comerciais do Brasil. Em postagem feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o Planalto mandou o seguinte recado aos americanos: "O Pix é nosso, my friend".

Na legenda da publicação, a Secom afirmou que o sistema de transações está causando um "ciúme danado". "Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas", diz a postagem.

View this post on Instagram

A post shared by Governo do Brasil (@govbr)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade