Trump afirma que prazo de 1º de agosto para tarifaço não será prorrogado
Presidente dos Estados Unidos fez um comunicado no Truth Social sobre a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros
Donald Trump confirmou que não prorrogará o prazo de 1º de agosto para a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, enquanto o governo brasileiro busca negociações para evitar o tarifaço e prepara possíveis medidas em resposta.
A dois dias de sancionar a taxação de 50% sobre os produtos do Brasil, Donald Trump afirmou, nesta quarta-feira, 30, que não prorrogará o prazo de 1º de agosto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O prazo de 1º de agosto é o prazo de 1° de agosto - ele continua firme e não será prorrogado. Um grande dia para a América!!!", escreveu o presidente dos Estados Unidos em publicação no Truth Social.
O governo brasileiro tenta reverter a situação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o vice-presidente, Geraldo Alckmin, está fazendo um "esforço monumental" para conversar com representantes do governo norte-americano sobre o tarifaço.
Ele destacou ainda que não existe obstrução nos canais de comunicação entre os EUA e o Brasil, e que o caminho está sendo preparado para que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Trump negociem diretamente.
Caso os EUA mantenham a sobretaxa, o governo brasileiro preparou um pacote de medidas como resposta. Segundo Haddad, o pacote já foi enviado ao presidente Lula, que deve decidir o que vai ser adotado.
