Toyota se torna maior fabricante de automóveis do Canadá
Pela primeira vez na história a Toyota se tornou a principal fabricante de automóveis do Canadá, após produzir mais veículos que qualquer outra empresa no país durante os seis primeiros meses de 2009. Até agora, a General Motors (GM) era a maior fabricante de automóveis em território canadense, como informa o jornal The Globe and Mail.
Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo jornal, entre as cinco empresas que produzem automóveis no país, a Toyota foi a montadora que menos cortou sua produção no Canadá durante a primeira metade de 2009.
A produção da Toyota caiu 11%, enquanto a da Honda diminuiu 38%, a da Ford 42%, a da General Motors 59% e a da Chrysler 62%.
GM e Chrysler se declararam em quebra durante os primeiros seis meses de 2009 e, embora já tenham saído da proteção dos tribunais, durante semanas deixaram de fabricar veículos para reduzir e igualar a produção à demanda.
No total, as montadoras produziram 600.782 automóveis no Canadá durante os seis primeiros meses do ano, quase a metade dos veículos feitos durante o mesmo período de 2008.