Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tesouro dos EUA confirma viagem de Bessent para encontro com representante da China na Suíça

Em paralelo, o governo chinês anunciou que o vice-primeiro-ministro do conselho de Estado da China, He Lifeng, se reunirá com o secretário do Tesouro americano

6 mai 2025 - 21h49
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, viajará para a Suíça, na quinta-feira, 8, e terá reunião com o principal representante para assuntos econômicos da China, confirmou o Departamento do Tesouro americano em comunicado divulgado nesta terça-feira, 6.

"Segurança econômica é segurança nacional, e o presidente Donald Trump está liderando o caminho, tanto em casa quanto no exterior, para uma América mais forte e próspera", disse Bessent no comunicado." Aguardo conversas produtivas enquanto trabalhamos para reequilibrar o sistema econômico internacional e atender melhor aos interesses dos Estados Unidos", afirmou.

Em paralelo, o governo chinês anunciou que o vice-primeiro-ministro do conselho de Estado da China, He Lifeng, se reunirá com Bessent.

Esse será o primeiro encontro de representantes do alto escalão das relações comerciais dos EUA e da China desde que o presidente americano Donald Trump anunciou a elevação de tarifas para produtos chineses importados.

Bessent disse que a China era a "peça que faltava" nas discussões comerciais do governo Trump e confirmou o encontro. "Discussão com China será sobre a redução da escalada tarifária, as tarifas atuais são insustentáveis", afirmou Bessent em entrevista à Fox News.

'Aço, semicondutores e medicamentos para os EUA'

Segundo ele, as duas maiores economias do mundo têm interesses em comum e uma incerteza estratégica pode desestabilizar os mercados. "Tensões comerciais podem diminuir e americanos podem obter um acordo mais justo", acrescentou.

O secretário ainda defendeu o fortalecimento da economia americana e alegou que o governo trará de volta "aço, semicondutores e medicamentos para os EUA".

O principal representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, também viajará para Genebra.

A viagem do dirigente chinês será realizada de 9 a 12 de maio a convite do governo suíço. He Lifeng é o principal representante chinês para assuntos econômicos e comerciais entre China e EUA.

Na sequência, de 12 a 16 de maio, o vice-primeiro-ministro chinês seguirá para a França para copresidir, com a parte francesa, o 10º Diálogo Econômico e Financeiro de Alto Nível China-França, de acordo com o comunicado.

Um pouco mais cedo, o escritório de Representação do Comércio americano (USTR, na sigla em inglês) havia informado que o principal representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, viajará para Genebra, na Suíça, ainda esta semana, para encontro com seu equivalente no governo chinês. /Com Thais Porsch

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade