Tarifaço: países árabes veem Brasil como possível alternativa aos Estados Unidos
Estudo aponta 13 produtos brasileiros com potencial de vendas aos países árabes, que buscam diversificar fornecedores em meio às sobretaxas impostas por Trump
Estudo destaca 13 produtos brasileiros com potencial nos países árabes, que buscam diversificar fornecedores em meio a tarifas dos EUA, criando oportunidade para o agronegócio nacional.
Em 2024, o Brasil exportou US$ 23,68 bilhões para os 22 países da Liga Árabe, com destaque para Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos. Um estudo feito pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira registrou os produtos mais afetados pelo tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos, que entrou em vigor no começo de agosto, e revelou uma possível oportunidade para o agronegócio nacional.
De acordo com o levantamento, 13 produtos têm potencial de ganhar espaço nos mercados da Liga Árabe, como carne bovina e açúcar.
Em 2024, o Brasil exportou o recorde de US$ 23,68 bilhões para os países árabes, com superávit para o lado brasileiro de US$ 13,50 bilhões. Emirados Árabes Unidos, Egito e Arábia Saudita lideram as importações de produtos nacionais. Para este ano, a expectativa é de estabilidade a leve crescimento nas vendas externas do Brasil à Liga Árabe. Clique aqui para ler a reportagem completa.