'Tarifa de 80% sobre a China parece correta', diz Trump
Na rede social Truth Social, ele diz que China deveria abrir seu mercado aos EUA e que mercados fechado não funcionam mais; os dois países se encontram neste sábado, 10
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "uma tarifa de 80% para a China parece correta", em publicação na rede social Truth Social, nesta sexta-feira, 9. "Depende do Scott Bessent", escreveu, ao se referir à reunião que o secretário do Tesouro americano terá com representantes chineses neste fim de semana, na Suíça.
O republicano reiterou que a China deveria abrir seu mercado aos EUA e que isso "seria muito bom para eles". "Mercados fechados não funcionam mais", afirmou.
Durante toda a semana, o presidente americano vem afirmando que a China "quer muito" fechar um acordo sobre a política tarifária recíproca imposta por seu governo no mês passado. Em entrevista ao jornalista americano Hugh Hewitt (comentarista político conservador e apresentador de talk show na rede de rádio Salem), Trump minimizou quem tomou a iniciativa de retomar o diálogo: "Não importa quem chamou quem primeiro. O que importa mesmo são as negociações, agora".
O republicano reconheceu que ainda não é possível prever se as conversas bilaterais terão um desfecho positivo, mas destacou a importância da reunião entre EUA e China marcado para este sábado, 10, na Suíça, que, segundo ele, será "um grande encontro". "Queremos ter acordos comerciais justos", afirmou.