Índice de inflação PCE dos EUA acelera em dezembro
O núcleo da inflação nos Estados Unidos acelerou mais do que o esperado em dezembro, e os sinais apontam para um aumento ainda maior em janeiro, o que reforçaria as expectativas de que o Federal Reserve não reduzirá a taxa de juros antes de junho.
O índice PCE excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia subiu 0,4% em dezembro, após avanço não revisado de 0,2% em novembro, informou o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio nesta sexta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,4% no núcleo do PCE. Nos 12 meses até dezembro, o núcleo do índice avançou 3,0%, de 2,8% em novembro.
Essa é uma das medidas acompanhadas pelo banco central dos EUA para sua meta de inflação de 2%. Os dados foram incluídos no relatório preliminar do Produto Interno Bruto do quarto trimestre, publicado nesta sexta-feira.
Embora o relatório do índice de preços ao consumidor do Escritório de Estatísticas do Trabalho, publicado na semana passada, tenha mostrado um aumento moderado em janeiro, houve alguma rigidez na inflação dos serviços.
Economistas estimam que o núcleo do PCE pode subir até 0,4% em janeiro, o que se traduziria em um avanço anual de 3,1%.
O índice PCE cheio avançou 0,4% em dezembro, de 0,2% em novembro. Na base anual, a alta foi 2,9%, contra 2,8% em novembro.
O governo também informou que os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica, aumentaram 0,4% em dezembro, repetindo a taxa de novembro. Quando ajustados pela inflação, os gastos do consumidor cresceram 0,1%.