Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: sem previsão de entrega, ar-condicionado é item raro em lojas

Produto não foi encontrado em pelo menos cinco redes contatadas pelo Terra

10 fev 2014 - 15h42
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O calorão das últimas semanas fez com que os brasileiros esgotassem os estoques de ar-condicionado e ventiladores de algumas redes. Varejistas como Casas Bahia e Pontofrio, por exemplo, informaram um aumento expressivo da demanda no início do ano. A alta na procura se reflete na falta dos produtos nas lojas sem previsão de chegada na maior parte das redes contatadas pelo Terra.

<p>Movimentação de turistas brasileiros nas ruas de Rivera, no Uruguai, que faz fronteira com a cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, era grande na manhã deste sábado</p><p> </p>
Movimentação de turistas brasileiros nas ruas de Rivera, no Uruguai, que faz fronteira com a cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, era grande na manhã deste sábado
Foto: Fabian Ribeiro / Futura Press

O Walmart registrou em janeiro um crescimento de 220% na procura por ventiladores na comparação com o ano anterior. Levando em conta climatizadores e ar-condicionado esse índice alcançou os 240%. A rede informou que desde dezembro do ano passado sua equipe trabalhou com a ideia de que o verão seria forte nas regiões Sudeste e Sul de 2014. Por conta disso, a companhia fechou uma programação de compras dessas categorias há seis meses com as indústrias.

Com o acordo, o Walmart informou estar conseguindo manter o abastecimento regular das lojas, que acontece semanalmente. O que precisou ser feito foi  um novo planejamento logístico da fabricante para garantir o abastecimento da marca. Os modelos portáteis de climatizadores e ar-condicionado são os mais procurados, pois dispensam instalação técnica. No entanto, em checagem feita pelo Terra nesta segunda-feira a uma das lojas da rede na Grande São Paulo, a informação recebida foi de que há cinco dias não há ar-condicionado disponível na loja, sem previsão de chegada.

Na região central da capital, a Casas Bahia também está com o estoque zerado e sem previsão de chegada de novos produtos. Segundo o funcionário, “a falta é no estoque geral”. A especializada em departamentos Pernambucanas vendeu as últimas duas unidades no sábado (8), lá também não é possível encomendar o produto.

Na Zona Norte paulista, o Magazine Luiza oferece ainda três modelos de ar-condicionado de parede, mas sem previsão de chegada para os portáteis. Na mesma região, a Lojas Cem também enfrenta a falta do produto, sem previsão de chegada. Em um hipermercado da rede Extra na Zona Sul só sobrou um ar-condicionado de R$ 2.499 com entrega em casa, outros modelos não têm previsão de chegada.

O diretor comercial do Magazine Luiza, Fabrício Bittar Garcia, conta que em janeiro, as vendas de ventilador foram cinco vezes maiores se comparado ao mesmo período de 2013. No caso do ar-condicionado, o volume comercializado triplicou. Há estoque nas lojas, mas ele pode variar de filial para filial, conforme a procura pelo produto. 

Até a publicação desta nota, a rede Pernambucanas não se posicionou sobre o assunto.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade