Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sindicato de Curitiba entra com ação contra Bosch

29 jan 2009 - 19h18
Compartilhar

O sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba entrou nesta quinta-feira com uma ação no Ministério Público estadual contra a empresa Bosch. De acordo com o presidente do sindicato, Sérgio Butka, a empresa faz pressão para que os trabalhadores aceitem a proposta de redução de salário e de jornada de trabalho.

"A Bosch impõem essa proposta e não apresenta outra", disse. "A Bosch não é uma empresa que está com problemas financeiros. Vamos discutir redução de salários com empresas que estão deficitárias", acrescentou.

Butka disse ainda que a ação é para que o ministério público "faça uma intervenção (na negociação) e para averiguar a situação dos trabalhadores".

Desde o ano passado, o sindicato e a empresa negociam um acordo trabalhista. De acordo com Butka, em média, um trabalhador da Bosch ganha entre R$ 1,2 mil e 1,5 mil, caso o salário fosse reduzido como é proposto pela empresa, o valor ficaria em R$ 800.

A Bosch, por meio de um comunicado a imprensa, informou que a proposta foi feita aos trabalhadores por causa de uma "acentuada queda da demanda no mercado da indústria automobilística" e uma "redução significativa nos volumes de produção para o mercado interno e, principalmente, para exportação, quando comparado ao período anterior à instabilidade econômica".

"A empresa considera que a redução da jornada de trabalho com redução de salário, prevista em lei, é a solução necessária para adequar o grau de ocupação de pessoal à demanda atual", informa o comunicado de imprensa.

O comunicado diz ainda que a multinacional alemã se mantém aberta ao diálogo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande de Curitiba.

» Funcionários da MWM aceitam redução no salário

» Funcionários da Sabó aceitam redução do salário

» Trabalhadores da Volks aprovam acordo

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra