Silveira vê chance de uma 'nova Itaipu' em conversas com Lula sobre potencial da Bolívia
Ministro disse que conversou com Lula sobre o potencial de aproveitamento do Rio Madeira e de cooperação com o país vizinho, a exemplo da hidrelétrica construída com o Paraguai nos anos 1970
BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou nesta sexta-feira, 22, que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o potencial de aproveitamento do Rio Madeira e a ampliação da cooperação com a Bolívia, em um processo de retomada de grandes hidrelétricas.
"Falei com o presidente Lula sobre a importância de enfrentar esse debate. E a ideia é avançar, quem sabe, uma nova binacional a caminho, repetindo o sucesso de Itaipu", declarou, referindo-se à hidrelétrica construída no Rio Paraná com o Paraguai entre 1975 e 1982.
Silveira realizou nesta sexta-feira cerimônia após leilão de contratação de hidrelétricas e anunciou um novo certame. Serão contratados até 3 mil megawatts de centrais hidrelétricas de até 50 MW, o que abarca as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
"Até o fim do primeiro trimestre de 2026 vamos realizar esse leilão", afirmou Silveira, na sede do ministério.