PUBLICIDADE

Sete plantas de SC têm aval para exportar miúdos suínos à China, diz ministra

4 nov 2019 - 08h31
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A China habilitou sete plantas de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos ao país, disse nesta segunda-feira a ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, em mensagem em sua conta no Twitter.

Ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina
10/10/2019
REUTERS/Amanda Perobelli
Ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina 10/10/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

"As exportações já podem ter início imediato", escreveu a ministra, que atribuiu a habilitação a tratativas realizadas durante visita do presidente Jair Bolsonaro à China no fim de outubro.

As autorizações vêm em momento em que importações de carne suína pela China acumulam alta de 40,4% nos primeiros oito meses do ano ante mesmo período de 2018, puxadas pelos impactos de um surto de peste suína africana que tem dizimado o rebanho suíno chinês.

Em agosto, houve salto de 76% nas importações de carne suína chinesas na comparação anual.

A ministra brasileira e sua pasta não informaram de imediato mais detalhes sobre as plantas habilitadas ou volumes previstos para exportações.

No início de setembro, antes da viagem de Bolsonaro à China, o país oriental já havia liberado 25 estabelecimentos brasileiros para exportação de carne bovina, de frango, de porco e de asinino, envolvendo unidades de empresas como, Marfrig e Minerva.

A demanda chinesa tem ajudado as exportações brasileiras, inclusive de outras carnes, com consumidores na China voltando-se a outros cortes em meio à disparada dos preços da carne suína devido à peste.

As exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram em outubro máxima histórica para um único mês, com embarques de 160,1 mil toneladas, ante recorde anterior de 150,7 mil toneladas, em setembro de 2019, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Reuters.

No final de outubro, a ministra Tereza Cristina afirmou esperar que a China concedesse novas autorizações para exportadores brasileiros de carne em breve, antes de esperada visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil em novembro, para cúpula dos Brics, grupo de nações emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade