Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia eleva juros para 5,5% e indica mais aumentos devido à alta da inflação

11 jun 2021 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários

O banco central da Rússia elevou sua taxa básica de juros para 5,5% nesta sexta-feira, aumentando o custo de empréstimo pela terceira vez este ano devido ao aumento da inflação, e disse que mais elevações serão necessárias.

Sede do BC da Rússia em Moscou. REUTERS/Maxim Shemetov
Sede do BC da Rússia em Moscou. REUTERS/Maxim Shemetov
Foto: Reuters

A decisão de aumentar a taxa ante 5% ficou em linha com a maioria dos analistas consultados em pesquisa da Reuters, que previam que o banco central optaria por um aumento de 0,5 ponto percentual depois de uma leitura de inflação acima do esperado.

A inflação ao consumidor anual, principal área de responsabilidade do banco central, superou as expectativas e acelerou para 6,0% em maio, chegando à leitura mais alta desde outubro de 2006, quando os juros estavam em 10%.

O banco central, cujos analistas alertaram que a inflação deve aumentar mais, disseram que vão avaliar mais aperto monetário depois de elevarem os juros para o nível em que estavam em abril de 2020.

"Elevada pressão inflacionária mo contexto de finalizar a recuperação econômica pode levar a um desvio mais substancial e prolongando da alta da inflação em relação à meta", disse o banco central em comunicado.

"Isso cria a necessidade de mais aumentos na taxa básica nas próximas reuniões."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade