Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rui Costa nega briga entre governo e Congresso por IOF: 'Estamos buscando capacidade de governar'

Ministro afirma que foco de medida não foi arrecadatório, mas para 'corrigir distorções', e que espera solução que permita colocar contas em dia e dar a Lula capacidade de administrar País

8 jul 2025 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou na manhã desta terça-feira, 8, que o embate em torno do IOF não causou nenhuma briga entre o governo do presidente Lula e o Congresso. "Tenho conversado com congressistas, não há briga nenhuma entre governo e parlamento", destacou, em entrevista à GloboNews.

O ministro usou o mesmo argumento do presidente Lula ao falar da "necessidade" de fazer valer o decreto da equipe econômica com o aumento das alíquotas do IOF, derrubado por PDL em votação na Câmara e no Senado.

"Estamos buscando a capacidade de governar e o equilíbrio das contas", disse, destacando que, para isso, é fundamental o decreto que aumenta o IOF. Indagado sobre corte de gastos, falou que o governo federal vem fazendo a sua parte.

Na avaliação do titular da Casa Civil, ao suspender também o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, "mostrou que o PDL não pode ser usado dessa forma". E disse esperar uma solução para o IOF que permita ao governo colocar as contas em dia e dar ao presidente a capacidade de administrar o País.

Na entrevista, Rui Costa disse que "o foco do IOF não foi arrecadatório, mas para corrigir distorções", usando novamente o argumento do governo de que os mais ricos não pagam o que deveriam, enquanto os mais pobres são penalizados. E reiterou que o decreto teve finalidade regulatória sobre os mercados de câmbio, seguro e crédito, e não para aumentar a arrecadação.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade