Rede cresce usando conceito de "loja da vizinhança"
Uma rede de produtos de cama, mesa e banho de abrangência nacional, mas que está presente nas cidades pequenas e atua principalmente nos bairros. É esse o plano da VestCasa. A rede conta atualmente com 90 unidades e deve terminar o ano com 120.
Ahmad Yassin e a família trabalhavam há 50 anos com a indústria de cama, mesa e banho, mas não viam cenário promissor para esse negócio. Em 2009, ele, o irmão, Mohamad, e o sócio Amado Pineschi passaram a atuar também no varejo. No final do mesmo ano, optaram pelo modelo de franquias para expandir a rede.
Até o final de 2013, o plano é chegar as 200 lojas e aumentar o faturamento em 65%. A meta de 400 unidades, traçada desde a criação da loja, deve ser atingida em 2015, o que corresponderia a um crescimento de 340% do faturamento atual da rede. "O plano de expansão é agressivo. Mas está acontecendo e estamos alcançando as nossas metas. É só manter o ritmo que vem sendo trabalhado", afirma Ahmad.
Para ele, o mercado é carente de lojas especializadas em cama, mesa e banho. "Os principais concorrentes são lojas de departamento que também vendem esses produtos", afirma. Já as lojas menores que trabalham nesse setor não têm gestão de qualidade, segundo ele. "Elas são muito mal-estruturadas. A VestCasa vem para substituir esse mercado", diz.
Trabalhando com o público das classes C e D, principalmente donas de casa, o objetivo da rede é que os clientes não tenham que percorrer grandes distâncias para fazer suas compras. "Queremos que a dona de casa não precise sair do bairro e se dirigir a um grande centro para comprar cama, mesa e banho", diz.
Atualmente, a rede está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Goiás. A atuação no Nordeste vai começar ainda neste ano. "Minha logística é integrada. Não posso ter uma operação independente no estado, preciso ter volume", conta Ahmad. Parte dos produtos da loja é fornecida pela própria fábrica da família.
Rede de franquias
As lojas da VestCasa têm em torno de 60 a 80 metros quadrados. Segundo Ahmad, todos os fornecedores são homologados e produzem em série, desde os móveis até os equipamentos. "Acreditamos que, quanto mais viável o negócio para o franqueado, mais rápida vai ser a expansão. Por isso que a nossa procura está muito grande", afirma.
O interessado em abrir uma franquia da empresa deve ter o capital total de investimento inicial, que varia de R$ 150 mil a R$ 200 mil. Outra exigência é que a pessoa entenda os princípios básicos do comércio, porém não é necessário ser um profundo conhecedor do assunto. "O nosso papel de franqueadora é treinar e orientar os novos empreendedores. Então, a pessoa não precisa ter grandes especializações em administração. É importante que ela tenha um bom relacionamento com as pessoas e seja aberta a novos desafios e aprendizados", explica Ahmad.
No caso da empreendedora Ida Miranda, o perfil se encaixava ainda mais. Dona de três unidades, ela já era administradora de empresas quando decidiu abrir uma loja da VestCasa, em 2010, no bairro de Vila Maria, em São Paulo. Um ano depois, inaugurou sua segunda loja, em Itaberaba, e, em junho deste ano, abriu sua terceira unidade, no Jardim Japão. "A vontade é de ter mais lojas, mas preciso ter todo o aspecto administrativo certo", conta. Ela acha, porém, que ainda tem terreno para crescer. "Fronha ou lençol avulso, todo mundo precisa. Esses produtos saem muito. Os clientes voltam sempre e querem saber das novidades, diz.
VestCasa em númerosSetor
: cama, mesa e banho
Resumo do negócio
: venda de produtos de cama, mesa e banho
Número de unidades
: 90 lojas
Unidades próprias
: nenhuma
Unidades franqueadas
: 90
Faturamento mensal médio
: R$ 70 mil
Taxa de franquia
: R$ 30 mil
Taxa de propaganda
: 15% da compra
Taxa de royalties
: 15% da compra
Capital para instalação
: R$ 150 mil a R$ 200 mil
Capital de giro
: R$ 20 mil
Prazo de retorno estimado
: 18 a 24 meses
Principais concorrentes
: grandes lojas de departamento, como Pernambucanas e Riachuelo