Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Recorde imobiliário: São Paulo recebe 328 novos apartamentos por dia

Em 12 meses, capital paulista abriu venda de 119,8 mil imóveis, o que representa 29% do total de unidades lançadas no Brasil

1 jul 2025 - 03h14
Compartilhar
Exibir comentários

Na cidade de São Paulo, os canteiros de obras vão aumentar ainda mais. Foram lançados 119,8 mil novos apartamentos em 12 meses, segundo a mais recente pesquisa do mercado imobiliário do Secovi-SP . Isso representa uma "velocidade" de 328 moradias disponíveis para venda chegando todo dia ao mercado desde maio de 2024.

A capital paulista responde por 29% do total de unidades residenciais lançadas no País inteiro no primeiro trimestre deste ano: 408 mil, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Em 2024, São Paulo já havia batido o recorde de lançamentos, com 104 mil apartamentos e um valor global de R$ 55 bilhões. Resultados 43% acima do ano anterior em quantidade e alta de 17% na quantia.

O skyline da maior cidade brasileira vem sendo transformado por obras como a deste arranha-céu no entorno da Marginal do Pinheiros
O skyline da maior cidade brasileira vem sendo transformado por obras como a deste arranha-céu no entorno da Marginal do Pinheiros
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

"São números impressionantes", diz Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, referindo-se à sequência de saltos sobre a barreira das 100 mil unidades/ano. "Mostra a demanda por habitação e a importância de São Paulo, como exemplo para outras regiões", afirma. "É uma cidade que se reinventa e discute para onde vão os hábitos, o comportamento e os desejos de sua população."

Para Luna, o programa Minha Casa, Minha Vida é a mais importante política pública de habitação para baixa renda. No MCMV, a condição de crédito e juros acessíveis são garantidos, explica ele, preocupado com os produtos de médio e alto padrões e apontando a pressão das altas taxas de juros, que encarecem os financiamentos. O receio aumenta com mais um aumento da Selic, a taxa básica de juros, agora de 15% ao ano.

Segundo Luna, o crescimento dos últimos anos tem consequências para o período de três anos (prazo padrão desde o início das obras até a entrega das chaves). É preciso qualificar mais gente para atender a alta demanda e os recordes de lançamentos. "As entregas vão aumentar na mesma proporção", diz. "O grande desafio é conseguir mão de obra qualificada para entregar os projetos no prazo contratado."

Prédios rompem barreira dos 200 metros de altura

Parceria entre Cyrela e J. Safra Properties deu origem aos dois residenciais mais altos (de 206 e 210 metros) já lançados em São Paulo. "É para levar moradores literalmente às nuvens", afirma Orlando Pereira, diretor comercial da Cyrela. Armani/Casa e Pininfarina assinam os projetos. "Para o cliente, é moradia com design autoral, vistas extraordinárias e reconhecimento global", avalia.

Em breve, a One lança em Pinheiros um condomínio com mais de 200 metros de altura. "São Paulo segue o caminho de metrópoles mundiais", afirma Luna. "Quando essa amplitude é trazida para um edifício, isso tem valor, chama atenção e amplia a procura por esse tipo de produto", acrescenta o executivo.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade