Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quando é o Dia das Crianças? 10 dicas para comprar presente na data

Confira algumas dicas tanto para economizar quanto para fazer compras seguras e aproveite a data especial com as crianças

2 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Criança em loja
Criança em loja
Foto: Reprodução/Getty Images

Um dos dias mais aguardados pela criançada está chegando. Perdendo apenas para o Natal, no grau de importância dos pequenos, o Dia das Crianças é a oportunidade perfeita para agradar e comemorar com as crianças da sua vida.

Quando é o Dia das Crianças no Brasil 2023?

A data é sempre celebrada no dia 12 de outubro, no Brasil. Neste ano, a celebração cairá em uma quinta-feira, mesma data do feriado de Nossa Senhora Aparecida, prolongando o feriadão. 

Dicas para comprar presentes de Dia das Crianças

Considerando a correria para comprar presentes, o Dia das Crianças deve movimentar bastante o consumidor este ano. E, para evitar as lotações e os preços altos, muitos preferem ir às compras pela internet.

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apenas para o mercado eletrônico, a expectativa é de que a data deve chegar à marca de  R$ 5,95 bilhões de faturamento. O crescimento foi de 8% em comparação com o ano anterior.

Porém, a movimentação pode dar abertura para golpes, enganos e outros crimes cibernéticos. Pensando nisso, o Terra separou 10 super dicas, divididas em dois tópicos voltados para economia e segurança, para te ajudar a arrasar na compra do presente e sem deixar a segurança de lado. Veja:

Dicas para economizar

1. Planeje com antecedência

Comece planejando com antecedência. Pergunte, discretamente, o que seu pequeno quer de presente, a partir daí, você já pode dar início a um pequeno mapeamento nas lojas. Veja quais são os preços já tendo em mente um orçamento do quanto você deseja gastar e reserve um dinheiro para a compra.  

2. Faça uma lista de presentes

Veja os itens que possam agradar a criança e faça uma lista. Caso um valor esteja alto demais, é só passar para o próximo item. Ou, se sua finança permitir, compre mais de um. Tendo opções fica mais fácil de acertar na compra. 

3. Compare preços online

Não compre no primeiro anúncio que encontrar. Seja online ou fisicamente, sempre faça uma pesquisa ampla sobre o item ou brinquedo que você deseja comprar. O preço pode ser menor em outro lugar. 

4. Aproveite descontos e cupons

Antes de comprar, dê uma olhada se aquele item pode estar dentro de alguma promoção. Algumas lojas anunciam - pelo aplicativo, site ou redes sociais - cupons ou descontos para uma determinada data. Isso pode garantir sua economia! 

Dicas para fazer compras seguras

Online Web
Online Web
Foto: Reprodução/Unsplash

5. Pesquise a reputação da loja

Quando o assunto é compra online, é necessário ficar atento. Dê uma pesquisada sobre a reputação daquela loja. Colocando o nome da empresa diretamente no Google, verifique se há alguma reclamação ou denúncia no Reclame Aqui e confira se os clientes são pessoas reais. É uma ação que leva alguns minutos e pode poupar muita dor de cabeça. 

6. Use sites confiáveis

Você pode conferir se o site protege suas informações buscando a sigla “HTTPS” na barra de endereços. Isso significa que as comunicações entre o site e o seu computador ou celular são criptografadas. Olhe com atenção! Se parece suspeito, não arrisque. 

7. Leia a Política de Devolução

Confira se o site tem política de trocas e devoluções. Costumam ficar em um link no fim da página. Caso não encontre, melhor evitar.

8. Mantenha o antivírus atualizado

Tenha sempre em seu computador um antivírus de qualidade que, além de proteger seu computador de vírus, identifique também sites mal intencionados ou que roubem cookies, dados. 

9. Evite ofertas suspeitas

Já ouviu aquele ditado “Se o milagre é bom demais, o santo desconfia”? Aqui ele vale bastante. Se a oferta é muito boa ou se o valor está muito abaixo do mercado, algo pode estar errado e há possibilidade de ser um golpe. Pesquise sempre!

10. Mantenha os comprovantes para casos de devolução ou troca

Guarde a nota fiscal e, em caso de compra online, o comprovante de compra, normalmente enviado pelo e-mail. Isso pode garantir, caso o produto venha errado ou com defeito, que o seu direito seja respeitado. 

*Gostou das dicas? Leia mais sobre o assunto no Economia do Terra. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade