Vale eleva em 2,6% produção de minério de ferro em 2025 e supera Rio Tinto em Pilbara
A Vale reportou nesta terça-feira produção de minério de ferro de 336,1 milhões de toneladas em 2025, aumento de 2,6% na comparação com 2024, superando pela primeira vez desde 2018 o total produzido pela concorrente Rio Tinto em Pilbara, principal polo produtor da gigante australiana.
A Vale perdeu a liderança em minério de ferro para a Rio Tinto em 2019, após impactos do rompimento de sua barragem em Brumadinho (MG), o que demandou uma profunda revisão dos projetos da companhia em busca de maior segurança devido ao desastre que matou centenas de pessoas.
Mas nos últimos anos a Vale ampliou a produção novamente, ganhando terreno frente à Rio Tinto, o que levou o presidente da mineradora brasileira, Gustavo Pimenta, a comentar recentemente em várias oportunidades que a companhia recuperaria o posto de número 1 em minério de ferro.
A Vale considera Pilbara como referência da produção de minério de ferro da Rio Tinto, onde a companhia australiana costuma realizar grande parte de suas vendas, o que faz de 2025 um marco para a empresa.
A mineradora australiana informou na semana passada uma produção total de minério de ferro de 327,3 milhões de toneladas métricas para suas operações em Pilbara, considerando base 100%. Incluindo as operações canadenses, a produção atingiu 336,6 milhões de toneladas, ligeiramente acima do que a Vale produziu.
MELHOR RESULTADO DESDE 2018
Em 2018, antes do desastre de Brumadinho, a Vale produziu 384,6 milhões de toneladas, enquanto a Rio Tinto produziu em Pilbara naquele ano 337,8 milhões de toneladas.
O dado de produção da Vale no ano passado ficou acima da meta da mineradora (335 milhões de toneladas), de acordo com relatório publicado pela companhia nesta terça-feira.
O resultado foi obtido após a produção no quarto trimestre somar 90,4 milhões de toneladas, avanço de 6% no comparativo anual, devido ao "sólido" desempenho da mina Brucutu e pelo contínuo "ramp-up" dos projetos Capanema e VGR1.
O aumento no trimestre foi alcançado apesar de uma redução de 6,5 milhões de toneladas na produção do sistema Norte, o principal da Vale, para 44,8 milhões de toneladas.
As vendas de minério de ferro no trimestre totalizaram 84,9 milhões de toneladas, 4,5% maiores na comparação anual, em linha com o aumento da produção, disse a Vale.
No ano, as vendas do principal produto da Vale atingiram 314,36 milhões de toneladas, alta de 2,5%.