Primeiro-ministro japonês defende menor dependência dos EUA em meio a ameaça tarifária
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, disse nesta quinta-feira que seu país precisa se livrar da dependência dos EUA em áreas importantes como segurança, alimentação e energia, já que Tóquio enfrenta a perspectiva de novas tarifas norte-americanas em três semanas.
"Se eles acham que o Japão deve seguir o que os Estados Unidos dizem, já que dependemos muito deles, então precisamos trabalhar para nos tornar mais autossuficientes em segurança, energia e alimentos, e menos dependentes dos Estados Unidos", disse Ishiba a um programa de notícias na TV.
Ele fez o comentário quando questionado sobre sua observação, feita durante discurso na quarta-feira, de que as negociações tarifárias com os Estados Unidos eram uma "batalha na qual o interesse nacional está em jogo". "Não seremos menosprezados", afirmou na ocasião.
Trump notificou Ishiba na segunda-feira que Washington imporia tarifas de 25% sobre as importações japonesas a partir de 1º de agosto, mas sugeriu haver oportunidade para negociações adicionais.