Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prêmio reconhece compromisso com inclusão e transformação das cidades

Em 2025, o prêmio 'Pensador de Cidades Luiz Antonio Pompéia' vai para o escritório Boldarini Arquitetos Associados

1 jul 2025 - 03h13
Compartilhar
Exibir comentários

Criado pela Embraesp em 2003, o prêmio "Pensador de Cidades Luiz Antonio Pompéia" presta homenagem a projetos e trabalhos que promovem a inclusão do cidadão.

Neste ano, condecora o escritório Boldarini Arquitetos Associados por suas "ações de urbanização de favelas, de loteamentos irregulares e os reassentamentos de famílias", afirma Douglas Menezes, sócio-diretor da Embraesp, considerando que a integração dos moradores com a infraestrutura urbana são garantia de melhor qualidade de vida.

Dirigido pelos arquitetos Marcos Boldarini e Lucas Nobre, o escritório homenageado desenvolve e implanta projetos de arquitetura e paisagismo, com destaque para habitação social e urbanização de assentamentos precários.

Para Marcos Boldarini, receber o prêmio "Pensador de Cidades" é motivo de grande honra. "Esse reconhecimento valoriza as trajetórias pautadas pelo compromisso com os projetos que visem à transformação das cidades por meio da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo", diz ele.

Os projetos Cantinho do Céu e Corruíras, em São Paulo, e Complexo Areião, em São Bernardo do Campo, são exemplos de ações na região metropolitana, que dão alta relevância à adoção de melhorias nos espaços públicos, como praças, parques e equipamentos, e a apropriação das áreas de uso coletivo para convívio, lazer e contemplação.

Os três projetos representam a linha de atuação do escritório Boldarini Arquitetos Associados. "Expressam os princípios que orientam o trabalho do escritório, com ênfase na importância de propostas urbanas e arquitetônicas conectadas com as especificidades de cada território e com as necessidades das populações", declara Boldarini.

O projeto de urbanização do Cantinho do Céu englobou uma área de 150 hectares, beneficiando 10 mil famílias. No Complexo Areião, o trabalho foi numa área de 50 hectares, atendendo 3,3 mil famílias. O Conjunto Habitacional Corruíras é composto por 244 apartamentos implantados em um terreno com 11 mil m².

Esses projetos refletem os princípios da atuação do escritório. "A premissa de que arquitetura, urbanismo e paisagismo, quando integrados às políticas públicas, são ferramentas que promovem transformação urbana orientada pela inclusão social e sustentabilidade", afirma Boldarini.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade