Os golpes mais rápidos da história: em geral leva-se 2,5 segundos para o crime acontecer
Dados da Serasa Experian revelam mais de 1 milhão de tentativas de fraudes evitadas no mês, com aumento de 14,2% em relação a 2023.
O Brasil registrou 1.020.304 tentativas de fraude em novembro de 2024, o que equivale a uma ocorrência a cada 2,5 segundos, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número representa um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o quinto mês consecutivo com mais de 1 milhão de investidas criminosas barradas.
"As fraudes digitais representam um risco crescente para consumidores e empresas, e nosso objetivo é fortalecer a segurança em cada etapa da jornada", afirma Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. "As tecnologias que utilizamos para identificar padrões fraudulentos e prevenir golpes têm sido essenciais para que as empresas possam identificar as tentativas antes que causem prejuízos", completa.
Inconsistências cadastrais é o principal alerta
Mais da metade das tentativas de fraude (56%) foi detectada devido a inconsistências nas informações cadastrais, como divergências entre os dados informados pelos usuários e os registros em bases confiáveis. Esses indícios frequentemente sugerem a criação de identidades falsas, manipulação de informações ou uso indevido de dados de terceiros.
Além disso, fraudes relacionadas à autenticidade de documentos e à validação biométrica responderam por 36,7% dos casos, enquanto a verificação de dispositivos contribuiu com 7,3%. Esses números reforçam a necessidade de soluções integradas para combater diferentes modalidades de crimes digitais.
...
Matérias relacionadas
Combinar Google Home com Gemini vai mudar o controle da sua casa completamente
Cuidado com a marmita: cientista explica por que não se deve comer arroz requentado
Fundação mais profunda do mundo chega a 120 metros sob o chão e sustenta essas duas megatorres