O que se sabe sobre o maior depósito de cobre, ouro e prata do mundo?
Lundin Mining, mineradora canadense, afirma ser a maior descoberta do gênero nos últimos 30 anos
A mineradora canadense Lundin Mining anunciou no final da semana passada que a Vicuña Corp., uma joint venture formada com a BHP, concluiu que seus projetos na fronteira entre Chile e Argentina somam uma das maiores concentrações de cobre, ouro e prata já identificadas no mundo.
Veja o que já se sabe sobre os depósitos, onde ficam e quantas toneladas de cada mineral foram encontrados e estimados.
Onde ficam os depósitos?
Os depósitos de Filo del Sol e Josemaria estão localizados na região do distrito Vicuña, na fronteira entre Chile e Argentina.
O depósito Filo del Sol está localizado na fronteira da província de San Juan (Argentina) com a região do Atacama (Chile). Ainda está em fase de exploração e a perfuração estendeu a mineralização por mais de 6 km, segundo a empresa.
Já o projeto Josemaria, a cerca de 10 km, está em estágio avançado e teve seu estudo de viabilidade concluído em 2020, com a aprovação do impacto ambiental em abril de 2022.
Qual a quantidade de cobre no depósito?
O recurso mineral recém-estimado posiciona o complexo entre os dez maiores depósitos de cobre do mundo. A empresa também alega ser a maior descoberta de cobre em área virgem nos últimos 30 anos.
Os dados divulgados são 13 milhões de toneladas (Mt) de cobre em recursos medidos e indicados (M&I), além de 25 Mt em recursos inferidos (cuja existência é sugerida, mas não comprovada).
Qual a quantidade de ouro?
Os números chegam a 32 milhões de onças (Moz) em M&I e 49 Moz em inferidos.
"Acreditamos que Vicuña não será apenas um grande produtor de cobre, mas também um dos maiores projetos de ouro e prata do mundo", disse Jack Lundin, presidente e CEO da Lundin Minin.
Qual a quantidade de prata?
A prata soma 659 Moz em M&I e 808 Moz em inferidos.
Qual a quantidade de óxido de cobre?
O projeto inclui ainda uma camada de óxido de cobre em superfície, que pode ser explorada com menores investimentos iniciais.
Os depósitos de Filo del Sol e Josemaria apresentam núcleos de alto teor mineral: mais de 600 Mt a 1,14% de cobre equivalente (CuEq) no primeiro, e cerca de 200 Mt a 0,73% CuEq no segundo.
O que isso significa para a Lundin Mining?
Com a descoberta, houve um impulso significativo nos recursos minerais atribuíveis à Lundin Mining, com aumento de 29% nos recursos medidos e indicados de cobre, e um salto de 650% nos recursos inferidos.
Além do volume já identificado, a Lundin destacou o potencial de expansão da área. Perfurações adicionais indicam continuidade da mineralização em profundidade, especialmente na zona Flamenco, ao sul de Filo del Sol.
Jack Lundin, presidente e CEO da Lundin Mining, também destacou o alto teor dos depósitos, que permitirá uma mineração com retorno mais eficiente nos primeiros anos de operação.
Segundo a empresa, as informações servirão de base para um relatório técnico integrado, previsto para o primeiro trimestre de 2026, que delineará o desenvolvimento do complexo de mineração conjunto. /Com informações de Amélia Alves