PUBLICIDADE

O que abre e o que fecha no feriado desta terça-feira

Acompanhe o que estará aberto no Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro

14 nov 2022 - 10h06
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Nesta terça-feira (15), comemora-se no Brasil o Dia da Proclamação da República. Apesar de ser um feriado nacional, nem tudo estará fechado, por isso, é preciso ficar atento para cada caso. 

Os bancos, por exemplo, estarão fechados. Nos dias 14 (segunda-feira) e 16 (quarta-feira), eles abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes em todos os dias, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.

A maioria dos tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. “Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, alerta Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). Para evitar ir a uma agência, é aconselhável que o cliente use os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. “Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor.

Outros serviços

• Procon ― As audiências, o setor administrativo, a Ouvidoria e os postos de atendimento presencial estarão fechados em 14 e 15 de novembro, informa o Procon-SP. O Atendimento telefônico (151) está suspenso. Os Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP em Sorocaba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos também não funcionarão.

• Poupatempo ― Os postos estarão fechados em todo o estado de São Paulo nos dias 14 e 15. As unidades reabrirão apenas na quarta-feira (16), com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelo site

• Correios ― Estarão fechados no dia 15, mas abrem nos dias 14 e 16.

• INSS ― Estará fechado no dia 15, mas abre nos dias 14 e 16. A central de atendimento telefônico 135 funcionará no feriado, mas apenas com atendimento eletrônico.

• Bolsa de Valores ― Não haverá negociação na B3, a Bolsa de Valores brasileira. Não há negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no subsistema de registro; movimentações no subsistema de depósito centralizado; movimentações de garantias no sistema Cetip; e liquidação de operações no subsistema de compensação e liquidação. Também não há negociação nos mercados de renda variável e de renda fixa privada; dos ETFs de renda fixa; e de derivativos listados; assim como no mercado de empréstimo de ativos; das operações de títulos do agronegócio; e no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.

• Loterias ― Os sorteios das 11 loterias administradas pela Caixa Econômica Federal estão suspensos no dia 15, devido ao feriado nacional (veja o calendário).

• Comércio de rua e shoppings ― Cada estabelecimento pode optar por abrir ou ficar fechado no feriado. Os shoppings devem funcionar no horário de domingos e feriados, das 12h às 20h.

• Transporte público ― A circulação dos ônibus no feriado é igual a um sábado comum, informa a SPTrans. O atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais. O Posto Central estará fechado. Metrô e CPTM não informam se haverá operação diferenciada.

• Saúde pública ― Hospitais municipais, AMAs 24h, prontos-socorros municipais, UPAs, CAPs e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) funcionam normalmente. Ficarão fechados: AMEs, UBS, hospitais públicos veterinários, Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade