PUBLICIDADE

Não existe CNPJ forte com CPF fraco, alerta especialista

Empresário ressalta a necessidade do empreendedor cuidar bem de si mesmo para poder melhorar o desempenho em outras áreas

27 jan 2024 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Jhonny Martins
Jhonny Martins
Foto: Divulgação

O trabalho de quem empreende costuma ser árduo e cheio de desafios. Não é incomum que, neste cenário, muitos empreendedores negligenciem os próprios cuidados por falta de tempo, mudando de atitude apenas em situações emergenciais. Mas é aí que mora o grande perigo.

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, “não existe CNPF forte quando o CPF está fraco”. Ele explica que não adianta cuidar bem da empresa se o empreendedor não consegue cuidar bem de si mesmo. 

“Você precisa se cuidar bem para poder cuidar do seu time, seus clientes, sua família, sua empresa. Não adianta negligenciar. Se você não cuida da saúde, se não faz um treino, se não bebe água, seu negócio não prospera e uma hora o corpo avisa”, alerta. 

Para Jhonny Martins, é preciso dar atenção a quatro tipos de saúde: mental, espiritual, financeira e física. “Elas precisam estar equilibradas para que tudo funcione bem. A partir do momento em que você as equilibra, você entende que é necessário cuidar primeiro de você para depois cuidar com excelência dos outros”, diz. 

Contador de estrelas

Para cuidar da saúde física, por exemplo, o “contador das estrelas” aposta nos cuidados com a alimentação, ingestão suficiente de água e exercícios físicos. Já a saúde mental requer atenção constante. 

“O empreendedor sabe que precisa se desafiar o tempo todo e, muitas vezes, fazer aquilo que o tira da zona de conforto. São diversas as situações que ele vai passar para conseguir alavancar os resultados de verdade, por isso é preciso estar atento à saúde mental de forma frequente, buscando ajuda quando necessário”, orienta. 

O vice-presidente do SERAC explica que quando os quatro pilares são mantidos em harmonia, o empreendedor pode cuidar de si mesmo de maneira eficaz e, em seguida, estender essa excelência aos outros. 

“Se você deseja melhorar seu desempenho na vida, o segredo é começar investindo em si mesmo e equilibrando esses quatro pilares da saúde. Lembre-se de que cuidar de você é o primeiro passo para cuidar bem dos outros!”, finaliza. 

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade