PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Movimento no terminal da VLI em Sergipe avança 11% em 2023; cargas dobram em 5 anos

19 abr 2024 - 15h22
Compartilhar
Exibir comentários

O Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), operado pela VLI em Sergipe, ampliou em 11% a movimentação de cargas no ano passado ante 2022, para 1,2 milhão de toneladas, com impulso de produtos agrícolas, informou a empresa nesta sexta-feira.

A movimentação no porto situado em Barra dos Coqueiros (SE) é relativamente pequena perto de outros terminais do país, mas cresceu 108% nos últimos cinco anos, disse a VLI, que citou investimentos de 30 milhões de reais ao ano, nos últimos três anos.

Do total transportado anualmente no TMIB, grãos como soja e milho respondem por 39%; cimento (20%), minérios como cobre (18%), coque (12%) e fertilizantes (10%) compõem os outros produtos movimentados, segundo a VLI, que administra o terminal há 10 anos.

"A marca reflete o crescimento da importância estratégica do terminal para o escoamento da produção de grãos (soja, milho e farelo de soja), insumos da construção civil, fertilizantes e mineração no Arco Norte", disse a VLI, em nota.

O terminal também promove apoio à Petrobras para operações offshore, dando suporte às embarcações para as plataformas de petróleo próximas à costa sergipana.

O porto sergipano também está inserido no chamado sistema de "frete retorno" do agronegócio: os caminhões que trazem grãos voltam para o interior com fertilizantes importados em grande parte da Europa.

"O TMIB é um porto vocacionado para a carga geral e se consolidou como uma alternativa eficiente para que as riquezas produzidas na região Nordeste ganhem o mercado global, em um fluxo de negócios mais amplo e com maior competitividade logística", disse o gerente de operações do TMIB, Osmar Selhorst, em nota.

O TMIB possui dois píeres de atracação: um de 356 metros destinado a granéis e outro, de 59 metros, para operações offshore. Possui, ainda, sete armazéns com capacidade estática para 55 mil toneladas, três pátios para 150 mil toneladas e três silos capazes de estocar até 60 mil toneladas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade