Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre André Cassagnes, criador do brinquedo 'lousa magnética'

4 fev 2013 - 08h36
Compartilhar

André Cassagnes, um técnico em eletricidade francês que há meio século inventou um tipo um brinquedo infantil feito com lousa magnética, morreu no dia 16 de janeiro, perto de Paris, de acordo com informações do jornal The New York Times divulgadas na edição desta segunda-feira. Ele tinha 86 anos.

A Companhia de Arte Ohio, que comercializa o produto, anunciou a morte. A inspiração proveniente das imagens formadas por partículas de metais em encontro com a ponta de um lápis levaram Cassagnes a criar o produto em 1950. Comercializado pela primeira vez em 1960, o brinquedo, com sua tela retangular cinza, o quadro vermelho e dois botões brancos, rapidamente se tornou um grande sucesso.

O produto funciona da seguinte forma: as crianças escrevem no brinquedo com a ponta de um lápis, giram o botão e tudo que estava escrito ou desenhado se apaga, pronto para que a brincadeira comece novamente. Embora o brinquedo agora seja vendido em diversos tamanhos, formas e cores, seu funcionamento interno pouco mudou desde que foi criado.

A lousa foiintroduzida no Hall da Fama dos Brinquedos em Rochester, em 1998. Em 2003, a indústria da categoria considerou o produto um dos cem melhores do século 20. Até aquele ano, cerca de 100 milhões de unidades haviam sido vendidas.

O brinquedo recebeu atenção renovada em março de 2012, em meio à campanha presidencial, depois de Eric Fehrnstrom, assessor de Mitt Romney, então candidato à presidência dos EUA, descreveu que a estratégia de campanha nas primárias era igual ao brinquedo. "Você pode sacudir e reiniciar tudo de novo", disse o assessor.

A citação, ridicularizada por democratas e republicanos, foi amplamente interpretada como um reconhecimento de que a campanha de Romney não tinha ideologia política fixa.

André Cassagnes nasceu em 1926 nos arredores de Paris e desde a infância trabalhava na padaria de seus pais. Quando jovem, ele conseguiu um emprego como técnico elétrico em uma fábrica. Um dia, no final dos anos 50, Cassagnes estava instalando uma placa de interruptor de luz na fábrica e tirou a proteção translúcida da nova placa e passou a fazer algumas marcas com lápis. Ele percebeu que as marcas se tornaram visíveis no verso.

Cassagnes passou os próximos anos aperfeiçoando sua invenção, que foi introduzida em 1959 na Feira dos Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha. Depois que a Ohio Art adquiriu os direitos para o brinquedo por US$ 25 mil, Cassagnes trabalhou com o engenheiro-chefe da empresa. Ele deixa a esposa, Renée, e três filhos, Sophie, Patrick e Jean Claude, segundo a publicação.

André Cassagnes morreu no dia 16 de janeiro perto de Paris
André Cassagnes morreu no dia 16 de janeiro perto de Paris
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra